ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Conselho decide pelo não retorno às atividades presenciais na UFPel

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (15), o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel (Cocepe) decidiu pela impossibilidade do retorno presencial às aulas na Universidade. As atividades estavam previstas para ter início no mês de maio.


O Parecer Normativo nº 26/2020, aprovado em dezembro passado, previa a possibilidade do retorno às atividades presenciais para cursos com atividades fundamentalmente práticas. Dentro do calendário acadêmica, 8 semanas seriam remotas e 7 presenciais. Com o avanço da pandemia, a opção se tornou inviável. 


Novos pedidos de estágios obrigatórios e TCCs que necessitem práticas presenciais serão analisados e autorizados conforme a situação sanitária e com a aprovação do Comitê Covid. O Conselho informou ainda que fará nova avaliação em maio para decidir sobre uma possível nova data para o retorno, sempre com uma antecedência necessária para a organização dos envolvidos. 


Pesaram na decisão a adoção do protocolo de bandeira preta no estado – que se estenderá, ao menos, até o dia 21 de março - e o decreto da Prefeitura Municipal de Pelotas ratificando o estado de calamidade pública no município, promulgado no dia 05 deste mês. Um dia antes, uma nota técnica do Comitê UFPel Covid-19 já alertava a população sobre a alta de casos e internações relacionados à pandemia, considerando a lentidão do programa de imunização contra a doença. 


No começo do mês, docentes da UFPel e do IFSul-CaVG se manifestaram contra o retorno presencial durante a Assembleia Geral  Permanente da ADUFPel. O mesmo posicionamento foi levado para uma reunião com a reitoria dias antes. Ainda assim, a categoria foi surpreendida com um vídeo institucional lançado pela gestão da UFPel que apontava para o retorno das aulas presenciais em maio de 2021. A presidente da ADUFPel, Celeste Pereira, ressaltou que a Assembleia entendeu como fundamental a participação  da comunidade na reavaliação do retorno. No entanto, ainda não obteve resposta da reitoria a esse respeito.


O Brasil soma quase 280 mil mortos por conta da Covid-19, com média diária de 1841 falecimentos calculada a partir da última semana. Os dados são agravados por um caos no sistema de saúde, com ocupação de leitos de UTI acima de 80% em 23 estados brasileiros - sendo que alguns, como o RS, registraram 110% de ocupação. Até ontem, apenas 4,76% da população já havia sido vacinada.


Assessoria ADUFPel


Leia mais:

Veja Também

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.