ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

CSP-Conlutas repudia o rompimento das negociações da Vale com Sindicato Metabase

A CSP-Conlutas publicou na quarta-feira (11) uma nota em repúdio à mineradora Vale S.A pelo rompimento das negociações desta, no dia anterior (10), com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Metabase- Inconfidentes) acerca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria.

Segundo a nota, a Vale se retirou da mesa da reunião, antes mesmo de iniciar as negociações, em consequência do protesto que ocorria ao lado de fora do local em defesa das vítimas da tragédia da barragem da Samarco/Vale e dos direitos e do emprego dos trabalhadores. “Essa atitude da Vale demonstra não só o desrespeito à livre organização dos trabalhadores, como também demonstra como essa empresa trata os sindicatos, movimentos sociais e comunidades, sobretudo quando se trata dos problemas ocasionados por responsabilidade da empresa como nas comunidades de Mariana”, aponta o texto.

Ainda na nota de repúdio, a CSP-Conlutas exige que a empresa retome as negociações e apresente uma proposta que atenda as justas reivindicações da categoria “abstendo-se de práticas antissindicais que atentem contra o direito de livre manifestação e organização dos trabalhadores”.

 Tragédia

No último dia 5 de outubro, duas barragens de contenção de rejeitos da mineradora Samarco/ Vale se romperam no distrito de Bento Rodrigues, zona rural, a 23 quilômetros de Mariana (MG), e inundou a região com lama, resultante de rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. A lama devastou todo o distrito, deixando moradores desaparecidos e milhares desabrigados, e segue a outros municípios do estado de Minas e Espírito Santo.

Confira aqui nota na íntegra

Fonte: ANDES-SN

 

 

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.