ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Direito à cidade é discutido em Seminário Nacional do ANDES-SN

Os integrantes do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), Henrique Mendonça e Thiago Sebastiano de Melo, representaram a ADUFPel no evento.


De 6 a 8 de dezembro, aconteceu na cidade de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, o Seminário Nacional sobre o Direito à Cidade, promovido pelo ANDES-SN e sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF). O evento se constituiu em debates sobre questões agrárias, urbanas e ambientais.


Neste ano, essa tríade foi amplamente debatida, inclusive em outros dois eventos. No Seminário de São Luís (Maranhão), o foco foram questões agrárias, e durante o de Curitiba (Paraná), deu-se maior ênfase aos assuntos ambientais. Culminando com o de Rio das Ostras, que deu-se então em torno das políticas públicas e problemas urbanos.


Especialistas de todo o país foram distribuídos em cinco mesas de debates para tratar sobre favelas e periferias, o domínio de cidades por grupos armados, o direito à cidade em espaços públicos e mobilidade urbana. Também discutiram financeirização de fundos públicos e a falta de saneamento básico ainda em muitas cidades brasileiras.


As contribuições do evento devem auxiliar e orientar a luta do Sindicato Nacional nos próximos períodos. E o debate sobre o direito à cidade e as necessidades de cada região terá continuidade no Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do ANDE-SN.


Programação

A primeira mesa abordou a situação e a organização da classe trabalhadora na cidade contemporânea e teve como convidados Isabel Cardoso (UERJ) e Felipe Brito (UFF). No segundo dia de evento, a mesa da manhã tratou do tema “Favelas e Periferias: o acesso de estudantes de origem popular à Universidade Pública”, contou com a presença de Shyrlei Rosendo (Redes da Maré). 


No mesmo dia, ainda, foi discutido o domínio da cidade por grupos econômicos e armados: legalização das drogas, milícia e tráfico de drogas e armas, com a participação de Lidiane Malkeier (Redes da Maré) e Ana Vládia Cruz (UNIFANOR WYDEN). A discussão sobre direito à cidade: mobilidade urbana, mulheres e questão racial encerrou a programação da tarde. Participaram da mesa Leandro Neves (UFF-Pádua), Rosevaldo Silva (UEFS) e Andréia Moassab (UNILA). 


A última mesa do Seminário, do dia 8, buscou trazer a discussão sobre cidade e contrarreformas: financeirização de fundos públicos, adoecimento e higienização. 

Tatiana Cotta (UFRRJ) falou sobre o tema. 


Assessoria ADUFPel


Foto: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.