Diretoria da ADUFPel participa de audiência sobre os rumos do Plano Nacional de Educação (PNE)
Na noite desta segunda-feira (12), foi realizada na Câmara de Vereadores de Pelotas uma audiência pública para discutir os rumos do Plano Nacional de Educação (PNE), proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL, que trouxe como questionamento: o que queremos para a educação pelotense?
A ADUFPel foi convidada para o debate e a segunda vice-presidente, Valdelaine da Rosa Mendes, compôs a mesa, trazendo suas contribuições sobre o tema que tem uma enorme relevância na educação brasileira, justamente por definir metas e estratégias para a educação no país como um todo, da infantil à pós-graduação, por um período de 10 anos.
Segundo Valdelaine, é muito importante que esse tipo de atividade seja permanentemente promovida pela Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, universidades e sindicatos, pois é fundamental que esse direito possa seja exigido e assegurado ao conjunto da população, que essas metas sejam, de fato, cumpridas e que recursos sejam adequadamente destinados à educação. O Plano Nacional de Educação vigorou por 10 anos e foi prorrogado, então, até o final de 2025.
“É muito importante a gente ter a participação da sociedade nesse acompanhamento, nesse monitoramento dos planos. A gente não tem, no Brasil, levantamentos consistentes sobre o que foi alcançado, nem no primeiro Plano de Educação, que vigorou de 2001 a 2011, nem com relação a 2014-2024, então, seria muito importante que os municípios, os estados e a União produzissem dados e diagnósticos para apontar o que foi cumprido, porque essa é a base para a elaboração de políticas públicas que deem conta de atender o direito à educação", ressaltou a diretora.