ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes avaliam que aumento da carga horária resulta na precarização do trabalho

A carga horária docente foi debatida na tarde desta sexta-feira (24) na sede da ADUFPel-SSind. O assunto tem causado insatisfação desde que a Reitoria voltou a cobrar o aumento da carga horária de ensino aos diretores das Unidades Acadêmicas. Professores e professoras da UFPel reuniram-se para tratar do tema, que precariza ainda mais o trabalho e as relações docentes.


Conforme deliberação da Assembleia Geral dia 9 de maio, o encontro resultou na criação de uma comissão que tratará das implicações da hora-aula e hora-relógio no trabalho docente, calendário acadêmico, integralização dos projetos políticos pedagógicos, entre outros temas.


Durante a tarde, foram examinados diversos documentos a respeito do assunto, como a revisão da Resolução nº 158 do Cocepe - que estabelece normas para a distribuição da carga horária em atividades de ensino -, Resolução nº 3 de 2007 do Conselho Nacional de Educação e LDB.  


“Esse é um debate que tem trazido muita preocupação para a Seção Sindical em função do grave momento que estamos vivendo, como os cortes para as universidades e outras medidas governamentais e que serão agravados com o aumento da carga horária docente”, avalia a coordenadora do Conselho de Representantes da ADUFPel-SSind, Celeste dos Santos Pereira.


Deliberações

O grupo de professores deliberou por solicitar uma audiência com a presença do reitor e do vice-reitor para avançar no debate sobre a carga horária e anunciar a criação da comissão. A próxima reunião será no dia 31 de maio, às 14h, na sede da ADUFPel-SSind. Compareça!


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

  • relacionada

    Parecer Jurídico sobre: direito à greve, frequência e recuperação de aulas

  • relacionada

    Assembleias da ADUFPel terão intérprete de Libras

  • relacionada

    Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação ...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda gênero na luta sindical

  • relacionada

    Comando Local de Greve convoca para assembleia conjunta

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.