ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes da UFRR protestam contra a implantação ilegal de ponto eletrônico

Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram uma manifestação na tarde de segunda-feira (16) contra o cadastramento biométrico para a instalação do ponto eletrônico na instituição. Lotados no Colégio de Aplicação e Escola Agrotécnica, eles usaram luvas brancas para protestar.


“Fizemos uma carreata no campus Paricarana [localizado em Boa Vista (RR)], e ocupamos a reitoria e, mesmo não tendo sido recebidos pela reitora, protocolamos um documento solicitando formalmente uma ação efetiva da reitoria com relação ao ponto eletrônico”, disse Sandra Franco Buenafuente, presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (Sesduff-RR Seção Sindical do ANDES-SN). Ela contou ainda que após o ato, no dia seguinte (17), a reitora recebeu os manifestantes e se comprometeu a levar o assunto ao ministro da Educação.


De acordo com a presidente da Sesduff-RR SSind, o cadastramento biométrico é exigido apenas para os professores do EBTT, o que seria ilegal, pois a mesma lei que regula o serviço público excepciona algumas categorias da obrigatoriedade, entre elas, a do magistério superior. “O trabalho de educação não pode ser medido quantitativamente, todos os trabalhadores de educação devem ter liberdade criativa para contribuir com a melhor qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão”, explica.


Além das manifestações, os docentes criaram uma comissão que visitará todos os departamentos e centros para recolher assinaturas dos professores do magistério superior para apoiar a causa. Os professores EBTT representam 25% do quadro docente da instituição.


No ano passado o ANDES-SN se manifestou contra a implantação do ponto eletrônico nos Institutos Federais (IFs). Confira a circular aqui.


 Fonte: ANDES-SN



Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.