ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia criam seção sindical do ANDES-SN

Os docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) decidiram em assembleia realizada na última sexta-feira (6) pela fundação de uma seção sindical do ANDES-SN na instituição, criada em 2013. A assembleia aprovou, também, o regimento e a diretoria provisória da seção sindical – cuja homologação deve ocorrer no 61º Conad, que será realizado em Boa Vista (RR), entre os dias 30 de junho e 3 de julho.

Antes da assembleia, os docentes da UFSB realizaram uma série de atividades com o objetivo de aprofundar o debate sobre a forma como se organizariam: se em seção sindical ou associação docente, até decidirem se filiar ao ANDES-SN. A assembleia aconteceu nos três campi da universidade ao mesmo tempo. Em Porto Seguro, participaram 30 professores, em Teixeira de Freitas 10, e em Itabuna 15. Os debates ocorreram via videoconferência presencial tendo, em cada campus, uma mesa diretora.

A UFSB é uma universidade multicampi, na qual os próprios docentes encontraram um mecanismo de resolver o problema da realização de assembleias sem violar o Estatuto do Sindicato Nacional. Gean Santana, 1º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN, acompanhou a assembleia e elogiou a solução dos docentes da UFSB para superar as distâncias entre os campi.

“A assembleia ocorreu, por videoconferência, mas presencial e com mesa diretora, em três cidades ao mesmo tempo. O ANDES-SN preza pelas discussões presenciais, para que os debates não sejam esvaziados, mas essa solução pensada pelos docentes da UFSB foi importante, e pode servir para inovar nas seções sindicais com multicampia, desde que respeitando a participação presencial dos docentes nos campi”, afirmou o diretor do ANDES-SN.

Eliana Brito, membro da diretoria provisória da seção sindical dos docentes da UFSB, ressalta que a categoria passou por um longo e difícil processo de debate ao longo de um ano, com muitas assembleias, para poder decidir pela criação de uma seção sindical do ANDES-SN na universidade. “Todos os cargos da universidade são indicados pelo reitor. Queremos autonomia, e maior organização da comunidade acadêmica, em especial da nossa categoria. Agora, estamos reivindicando eleições gerais na UFSB”, fala a docente sobre os desafios da nova seção sindical.

Imagem de Governo da Bahia

 

Fonte: ANDES-SN

 

 

Veja Também

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.