ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes das estaduais baianas em estado de greve conquistam reunião com governo

Como resultado da forte mobilização do movimento docente por maior orçamento às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o governo do estado confirmou reunião com o Fórum das Associações Docentes (ADs), nesta sexta-feira (24) às 10h, na Secretaria Estadual da Educação (SEC). O Fórum congrega representantes das Seções Sindicais do ANDES-SN das quatro universidades estaduais baianas - Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Feira de Santana (Uefs), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Estadual de Santa Cruz (Uesc), que já decretaram estado de greve.


No dia 8 de abril, após quatro meses de silêncio e descaso do governo do estado, os docentes conseguiram a primeira reunião com o governo, após a comunidade acadêmica das Ueba ocupar a entrada da SEC com mais de 500 manifestantes. Apesar da reunião, não houve avanços relacionados ao item central da pauta de reivindicações, ou seja, o aumento do repasse orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI).


Alexandre Galvão, 3º secretário do ANDES-SN, afirma que o Fórum das ADs espera que o governo apresente propostas concretas na reunião de sexta-feira, considera central pelo movimento. Além do debate orçamentário e do reajuste linear, o movimento docente quer, segundo ele, discutir direitos trabalhistas. “Queremos discutir também as condições de promoção e progressão, de mudanças de regime de trabalho e de ampliação do quadro para que possa haver promoção e progressão. Caso nossas propostas não sejam efetivadas, a expectativa é de greve ”, afirma o docente.


As próximas assembleias que poderão definir a radicalização do movimento acontecerão nas quatro estaduais da Bahia, entre 4 e 8 de maio. Os professores ressaltam que estão abertos ao diálogo, mas não à enrolação. As Ueba convivem com sucateamento, precarização, falta de verbas, déficit no quadro de vagas de docentes e técnicos, ausência de permanência estudantil, atrasos nos pagamentos de bolsas-auxílio e serviços terceirizados.

*Edição de ANDES-SN e imagem de Aduneb-SSind.


Fonte: Aduneb-SSind

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.