ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes de Pelotas realizam atividade na Reitoria amanhã (17)

A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Luta, deliberado pelo Setor das IFES

 

Docentes federais irão realizar amanhã (17), em todo o país, o Dia Nacional de Luta contra as medidas privatizantes do governo. As atividades foram deliberadas durante a última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN. Em Pelotas, ocorrerá a distribuição do InformANDES Especial nos Campi Capão do Leão e Anglo da UFPel. Às 15h, os docentes participarão de audiência com a Reitoria, solicitada pela ADUFPel-SSind.

 

No centro das críticas, estão presentes dois Projetos de Lei (PLs) e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – o PLC 77/2015, PL 4643/12 e a PEC 395/2015.

 

Entenda

O PLC 77/2015 visa ampliar a consolidação das Parcerias Público-Privadas na área de Ciência e Tecnologia. O fundo público pode ser investido diretamente em empresas nacionais e estrangeiras que realizem atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação.

Já o PL 4643/12 possibilita investimentos da iniciativa privada, de pessoa física e jurídica, nas instituições federais de ensino públicas. Por fim, a PEC 395/2015 permitirá a cobrança de taxas para os cursos de extensão, especialização e mestrado profissional, pondo fim ao princípio constitucional da gratuidade da educação nas instituições públicas.

 

Giovanni Frizzo, 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul e diretor da ADUFPel-SSind, ressalta que, desde o início do ano, os ataques à educação pública têm se aprofundado, seja por parte do governo federal, seja por parte do Congresso Nacional. “A categoria se mantém mobilizada e, dada a urgência colocada na votação desses projetos, é necessária contundência em nossa resposta, que é de que a educação deve ser pública”, diz.

 

“No dia 17 vamos fazer um grande dia de lutas e paralisações contra esses projetos, para pressionar nacionalmente o governo e os congressistas a não os aprovarem”, afirma Frizzo.

 

Assessoria ADUFPel

 

* Com informações de ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.