ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes debatem Regulamento de Ensino na ESEF

Docentes da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFPel debateram ontem (11) o Regulamento de Ensino de Graduação. Durante a reunião, foram levantados os pontos polêmicos do Regulamento, que foi proposto pela reitoria da Universidade em dezembro de 2017.

 

O encontro teve a participação da diretoria da ADUFPel-SSind e do Conselho de representantes. Contou com a presença dos diretores da Seção Sindical, Luiz Henrique Schuch e Luiz Carlos Rigo e do membro do Conselho de Representantes, Giovanni Frizzo. Outras unidades acadêmicas também já estão agendando os debates. O próximo será no dia 23 de julho, às 9h, na Faculdade de Nutrição.

 

Relembre

Em reunião entre ADUFPel-SSind e reitoria ocorrida em maio, a diretoria da Seção Sindical solicitou maior prazo para discussão do Regulamento, o que foi acatado pela Administração Superior da Universidade. Foi acordado também que a pró-reitoria de Ensino formularia um documento apontando as principais mudanças da resolução, a fim de facilitar a compreensão sobre as alterações.

 

Após a publicação desse documento, a Administração Superior chamaria seminários de discussão nas unidades. O documento, no entanto, ainda não foi publicado, tampouco ocorreram os seminários. Dessa forma, as unidades e departamentos vêm organizando de forma autônoma os encontros de discussão.

 

O regulamento

Entre as mudanças previstas no documento, está a carga horária em sala de aula. A hora-aula, definida em 50 minutos, deverá ser adaptada para a hora normal, de 60 minutos. No documento, artigo 149, a administração da universidade propõe, então, o acréscimo de uma semana em cada semestre do calendário letivo, passando de 17 para 18 semanas. “É corrente a interpretação de que nós temos que prever a integralização da carga horária total dos cursos em hora cheia. De que forma fazer isso? Algumas instituições aumentam número de semanas, outras alteraram o tempo da hora-aula e equivaleram à hora-aula a aula relógio, mas em geral a solução foi aumentar em uma semana", pontuou a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, em reunião com a ADUFPel-SSind.

 

Já em um parecer sobre o Regulamento de Ensino proposto pela reitoria realizado por professores da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), salienta-se que a hora-aula deveria ser mantida. “Hora de atividades hora de trabalho escolar efetivo são conceitos importantes para sacramentar a noção de que aula não se resume apenas à preleção em sala. E mais, na hora escolar brasileira, tornou-se prática consagrada destinar-se, a cada hora, dez minutos aos chamados ‘intervalos’. Esse esquema de 50+10, em verdade, se enraíza no próprio racionalismo pedagógico,fazendo parte da atividade educativa”, afirma o documento, citando Parecer do Conselho Nacional de Educação.

 

Assessoria ADUFPel

Leia mais:

Regulamentação do ensino de graduação é discutida entre PRE e ADUFPel

http://adufpel.org.br/site/noticias/regulamentao-do-ensino-de-graduao-discutida-entre-pre-e-adufpel

Regulamento de Ensino de Graduação terá maior prazo para discussão

http://www.adufpel.org.br/site/noticias/regulamento-de-ensino-de-graduao-ter-maior-prazo-para-discusso

Veja Também

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.