ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes decidem integrar atos contra a PEC 55 e marcam nova assembleia

A categoria docente da UFPel, há mais de 40 dias em greve, reuniu-se em Assembleia Geral (AG) convocada pelo Comando Local de Greve (CLG), na tarde de hoje. A pauta envolveu informes locais e nacionais, avaliação de conjuntura e a participação dos professores nas mobilizações que acontecerão amanhã (13), em Porto Alegre e Pelotas, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55.

 

A presidente da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira iniciou a Assembleia com a apresentação dos informes nacionais, mencionando o ato nacional “Ocupa Tudo Brasil”, que reunirá docentes, técnico-administrativos e estudantes de todo o país em diversos atos regionais contra a PEC 55, que está prevista para ser votada nesta terça-feira (13) em segundo turno no Senado. Os comandos de greve do ANDES-SN, da Fasubra e do Sinasefe irão organizar manifestações nos estados e em Brasília (DF), em conjunto com demais entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais e populares. As manifestações ainda englobam a PEC 287/2016, que promove a reforma da Previdência, e a Medida Provisória 746, que tramita na Câmara como Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34, e que promove a reforma do Ensino Médio.

 

Nos informes locais, docentes do Centro de Artes fizeram um breve relato sobre as atividades realizadas durante a greve, com destaque para a ação de empacotamento do prédio, iniciada na semana passada. Destacaram ainda a aproximação com a comunidade em atividades contínuas. A professora Fabiane Tejada falou sobre a desocupação do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e informou os presentes sobre o ato organizado pela Frente em Defesa do Serviço Público, das Conquistas Sociais e Trabalhistas, que está previsto para amanhã. O professor Althen Teixeira Filho alertou sobre a questão da mineração de chumbo no pampa gaúcho.

 

Avaliação de conjuntura

O professor Diogo Rios, que representou recentemente a ADUFPel-SSind no Comando Nacional de Greve (CNG), fez uma análise de conjuntura. Rios apontou a importância da luta diante destes ataques aos trabalhadores e apostou em um discurso de aproximação com a população. ”Nós temos que nos fortalecer, temos que continuar mobilizados porque os ataques estão só começando”, afirmou.

 

Deliberações

Os mais de 70 docentes presentes acordaram em participar das mobilizações que ocorrerão em Porto Alegre e Pelotas amanhã. Também foi deliberada a realização de uma nova assembleia, na próxima quinta-feira (15), para discutir os rumos da greve.

 

Assessoria ADUFPel


Foto: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.