ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Eblin Farage participa de atividade na ADUFPel

A ADUFPel-SSind recebeu, na manhã de ontem (27), a candidata à presidência ANDES-SN, Eblin Joseph Farage, docente da área de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Farage, que cumpre uma intensa agenda de atividades, participou, em Pelotas, de um encontro com professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg), abordando a conjuntura do movimento docente e os desafios do Sindicato Nacional. Na atividade, estiveram presentes docentes, técnico-administrativos e estudantes. Durante o período que antecede o pleito, também percorreu aproximadamente 40 instituições de ensino pelo país, intensificando o trabalho de base e conhecendo melhor a realidade das universidades.

 

Aproximação com a base

A candidata iniciou o debate falando sobre o andamento da campanha e questões que a tem chamado atenção, como o desafio de aproximar os novos professores do sindicato e desnaturalizar a competição interna nas universidades. “A gente imagina que cerca de 50% dos professores da ativa são professores com menos de dez anos de universidade, tanto das estaduais quanto das federais. Esses professores entram em uma carreira e em uma universidade sem uma série de direitos que eles nem sabem que algum dia existiram”.

Segundo Farage, alguns professores não conhecem os direitos que, no passado, já existiram, como a aposentadoria integral ou quinquênio. O desafio, para ela, seria relacionar esse debate com o processo de contrarreforma da educação, que vem sendo implementado desde a década de 1990, fomentado por instituições como o Banco Mundial, e se intensifica nos últimos governos do Partido dos Trabalhadores (PT).

 

Futuro da mobilização

Eblin Farage assinalou que o ano de 2017 será de muita luta contra as medidas adotadas pelo governo federal, as quais vêm intensificando o processo de desestruturação da carreira docente. Ela cita algumas, como as alterações no regime de dedicação exclusiva, contratações de professores via Organizações Sociais (OS), o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (que disponibiliza as pesquisas das instituições públicas para a iniciativa privada), a contrarreforma da previdência, com perda da aposentadoria integral e instituição da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e a destinação de verbas para projetos como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que privilegiam grupos educacionais privados. “É uma série de medidas que vão configurando uma carreira totalmente desestruturada. O que vai nos restar para 2017? Possivelmente a intensificação do trabalho e a contratação por OS como alternativa”, pontua.

Para o biênio 2016-2018, conforme explicou a candidata, a chapa coloca o foco em duas linhas de ação. A primeira diz respeito ao aprofundamento do diálogo do ANDES-SN com a categoria docente. Os meios para isso devem passar por visitas mais frequentes da diretoria nacional e diretorias das seções sindicais aos locais de trabalho da base, ouvindo e conversando sobre as realidades e pensando em meios de ação conjuntamente. A segunda é referente à organização da luta com as/os demais trabalhadoras/es, fortalecendo e ampliando alianças com os movimentos sindical, estudantil e popular de bandeiras anticapitalista e classista, engajados na luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora. “Não podemos ficar parados. Temos que continuar na defesa dos direitos dos trabalhadores e na rua”, aponta Farage.

 

Eleições 2016

O pleito para a diretoria do ANDES-SN acontece nos dias 10 e 11 de maio, com a chapa única “Unidade na Luta”. Compõem a chapa 83 nomes, que devem integrar a diretoria do Sindicato Nacional durante o biênio 2016-2018. Entre eles estão: Eblin Farage (presidente - UFF), Alexandre Galvão (secretário geral - Uesb), Amauri Fragoso de Medeiros (tesoureiro - UFCG) e Giovanni Frizzo (3° secretário - ADUFPel-SSind).

Para a diretoria da regional Rio Grande do Sul, os candidatos são: Rondon Martim Souza de Castro (Sedufsm), candidato a 1° vice-presidente; Carlos Alberto Saraiva Gonçalves (Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS), candidato a 2° vice-presidente; Caiuá Cardoso Al-Alam (Sesunipampa), candidato a 1° secretário;  Henrique Andrade Furtado de Mendonça (ADUFPel-SSind), candidato a 2° secretário; Getúlio Silva Lemos (Sedufsm), candidato a 1° tesoureiro  e Ubiratã Soares Jacobi (Aprofurg), candidato a 2° tesoureiro.

Na UFPel, o sindicalizado poderá votar em qualquer uma das urnas disponíveis nos seguintes locais:

 

1. Campus Anglo - manhã, tarde e noite

2. Campus Ciências Sociais (ICH - Saguão de entrada) - manhã, tarde e noite

3. Campus Capão do Leão (Saguão da Agronomia) - manhã e tarde

4. Faculdade de Direito (Saguão de Entrada) - tarde e noite - somente dia 10

5. Escola Superior de Educação Física (ESEF) - manhã, tarde e noite - somente dia 11

6. ADUFPel-SSind - manhã e tarde

 

Horários:

Manhã - das 8h30 às 11h30

Tarde - das 14h30 às 17h30

Noite - das 18h30 às 21h

 

Embora concorra apenas uma chapa e o voto seja facultativo, é importante que todos participem, dando respaldo e apoio aos futuros dirigentes do ANDES-SN.

 

Mais informações sobre a chapa Unidade na Luta: https://andeschapa1.wordpress.com/

Nominata completa da chapa: http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-pri-1419587547.pdf

 

 

Assessoria ADUFPel

Foto: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.