ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Edição especial de cinco anos do projeto Dandô ocorre nesta sexta-feira (27)

noticia

Foto: Lori Figueiró

Na sexta-feira (27), será realizada uma edição especial em comemoração aos cinco anos do projeto Dandô. A convidada da noite é a artista mineira Beatriz Farias. A apresentação acontece na Casa do Trabalhador, às 20h e os ingressos podem ser adquiridos na entrada por R$ 10,00.  


Beatriz Farias é cantora, compositora, diretora artística, produtora cultural e

psicóloga, nascida na cidade de Machacalis, Vale do Mucuri (MG). É militante em projetos de relevância social e defensora das causas indígenas e negras no país.  A artista abraça projetos e lutas em defesa do povo Maxakali, atuando na preservação da identidade cultural indígena e de seus direitos. Por conta disso, sua musicalidade é permeada pela sonoridade regional da cultura popular e agrega fortes influências étnicas. 


Como mobilizadora cultural, desenvolve projetos nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, dentre eles coordena o Projeto “Boi na Rua”, idealizado pela Flor

& Cultura, e o Projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”. Desde dezembro de 2018 está em circulação com o show “Tikmu’un – Nós, humanos” - show musical que retrata a existência e insistência dentro do contexto sócio-cultural que vivemos, permeado por canções autorais e do cancioneiro da cultura popular.


O projeto Dandô

O Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, é um projeto nacional que se organiza de forma coletiva e colaborativa e tem proporcionado a circulação de músicos autorais de diferentes lugares do Brasil. Cada espetáculo conta sempre com um artista local anfitrião, que recebe e abre a apresentação para o convidado.


O projeto é apoiado pela ADUFPel-SSind desde seu início em Pelotas, em 2014, e leva o nome de Dércio Marques em homenagem ao artista mineiro falecido em junho de 2012. A manutenção do Dandô Pelotas também conta com o apoio de: Eco Restaurante, RádioCom, Sindicato dos Bancários,  Sindicato dos Metalúrgicos, Bem da Terra, Simsapel, Chapper & Cavada e Sinasefe. A agenda do Dandô em Pelotas, em 2019, teve início no dia 29 de março, com um encontro dos artistas anfitriões da região sul do RS que integram o projeto. 


Assessoria ADUFPel

* Com informações de Projeto Dandô


Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.