ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Educadores gaúchos suspendem greve mesmo sem acordo com governo

Após 58 dias de paralisação, está suspensa a greve do magistério público estadual. A categoria decidiu encerrar o movimento em Assembleia Geral realizada na terça-feira (14), no pátio do Colégio Estadual Cândido José de Godói, no bairro Navegantes em Porto Alegre.

A votação entre a suspensão ou continuidade foi realizada em urna. Houve 725 votos a favor do encerramento da greve e 593 votos pela manutenção da greve. Os educadores também rejeitaram a proposta de acordo de greve do governo, que previa o pagamento dos dias parados mediante a recuperação das aulas e o posterior desconto dos valores ao longo de seis meses.

A deliberação aprovada inclui a exigência do pagamento dos dias parados e a construção de um calendário de mobilização para derrotar o pacote de Leite. Caso o governo convoque os deputados em sessão extraordinária no dia 27 para apreciar o pacote, a categoria realizará um ato estadual com instalação de acampamento e paralisação nos dias de votação.

“Voltamos à sala de aula para preservar o salário da categoria e pelo compromisso com estudantes e a comunidade escolar. Ao contrário de Eduardo Leite, nós temos responsabilidade com nossos alunos. Saímos de cabeça erguida, para retribuir à sociedade todo o apoio e carinho prestado a nossa luta”, afirmou a presidente do CPERS-Sindicato, Helenir Aguiar Schürer.

Greve teve grande adesão

Deflagrada no dia 18 de novembro, a greve foi a maior das últimas décadas e colocou a educação no centro do debate público. Mais de 80% da categoria cruzou os braços ao longo do período e cerca de 1.530 escolas fecharam as portas total ou parcialmente, incluindo diversas instituições que aderiram pela primeira vez na história. A greve foi iniciada para dar força à luta por salário integral e em dia e pela retirada dos projetos de destruição dos serviços públicos.

Assessoria ADUFPel. Com informações e imagem de CPERS-Sindicato.

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.