ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Eleições para reitoria da UFPel: comunidade universitária aprova regimento

A rodada de Assembleias Gerais (AGs) das três categorias da comunidade universitária (docentes, técnico-administrativos e discentes), que discutiu as regras para o processo informal de consulta referente às eleições para a reitoria da UFPel, foi concluída. A última AG foi a dos docentes, realizada no dia 3 de maio, que aprovou, por unanimidade, a proposta de regimento com alguns ajustes.

 

O pleito

O processo eleitoral será coordenado pelas três entidades representativas da UFPel (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE) de forma paritária. O comunicado de que assumiriam o protagonismo do processo de consulta informal à comunidade para a eleição de nova administração da Universidade foi feito no dia 17 de março ao Conselho Universitário (Consun). Após, elaboraram conjuntamente uma proposta de regimento e, no dia 25 de abril, apresentaram-na às cinco pré-candidaturas, que debateram e apontaram a possibilidade de se construir um consenso.

 

Principais regras

O regimento define os dias da consulta - possibilidade de segundo turno -, o alcance do pleito - participação da comunidade acadêmica de forma ampla e democrática - e o critério de peso dos votos - paridade entre as três categorias com base nos votos válidos.

 

Datas

As inscrições para os/as candidatos a reitor/a e vice-reitor/a serão realizadas no dia 11 de maio e sua homologação divulgada no dia seguinte pela Junta Eleitoral. As eleições acontecem nos dias 8 e 9 de junho, em primeiro turno e, caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá nos dias 28 e 29 do mesmo mês.

 

As pré-candidaturas são encabeçadas por: Fabiane Tejada (Movimento Reconstrução - UFPel); Fábio Vergara (Mais UFPel); Manoel Luiz Brenner de Moraes (Movimento Reunificação); Mauro Del Pino (Viva a Transformação) e Pedro Hallal (Uma UFPel Diferente).

 

“Todo o processo foi cuidadosamente construído para garantir ampla participação da comunidade acadêmica, respeitando os princípios da autonomia universitária e da democracia como seus eixos fundamentais”, afirma Celeste Pereira, presidente da ADUFPel-SSind.

 

Assessoria ADUFPel

Fotos: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.