ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Encontro Sul e Sudeste da Comissão da Verdade será realizado no Rio de Janeiro

O terceiro e último encontro regional da Comissão da Verdade do ANDES-SN será realizado nos dias 25 e 26 de novembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Encontro Sul e Sudeste tem como tema “A Ditadura Empresarial-Militar e a Repressão aos Sindicatos e aos Movimentos Populares”.

Antônio José da Costa, 1º vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN e um dos membros da Comissão da Verdade do Sindicato, afirma que neste último encontro será enfatizado um paralelo entre a repressão na área urbana, os movimentos organizados, e as guerrilhas, com o que aconteceu dentro das universidades nesse período.

Segundo Costa, o período da ditadura militar no país (1964-1985) repercute até os dias de hoje. “Temos que pensar como isso influencia atualmente, estamos sentindo as consequências desse período agora”, disse em referência a crescente criminalização dos movimentos sociais.


Encontros 

Os encontros regionais tiveram início na cidade de Belém (PA), o Encontro Regional Norte e Centro-Oeste da Comissão da Verdade do ANDES-SN ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro. Depois foi a vez de Fortaleza, 13 e 14 novembro, receber Encontro Regional Nordeste da Comissão da Verdade do ANDES-SN.

“No Norte e Nordeste discutimos questões vividas nessas regiões, no período da ditadura, como avanço do capitalismo, a presença da militarização, e a questão do genocídio. No Nordeste trabalhamos com a repressão da ditadura aos movimentos rurais”, explicou Antônio Costa.

O membro da Comissão da Verdade ressaltou a importância desses encontros. Para ele, é importante lutar, junto a outras entidades, pela revogação da Lei da Anistia (Lei n° 6.683/79). “Ela na verdade é mais para proteger quem fez essas atrocidades - todos os militares e pessoas que se envolveram diretamente na repressão – e não foram punidos. Na Argentina e no Chile tem todo um movimento para que essas pessoas sejam efetivamente julgadas por isso”.

A Comissão da Verdade do ANDES-SN foi criada a partir de aprovação no 32º Congresso do Sindicato, em março de 2013, no Rio de Janeiro. O encontro Sul e Sudeste é uma das etapas regionais preparatórias ao Seminário Nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN que ocorrerá em 2015.


Confira a programação do Encontro  

Dia 25

9h – Abertura do evento com a participação de representantes das entidades CNV do Andes-SN, Grupo Tortura Nunca Mais, Rede de CVs Universitárias, CNV do Governo Federal.

9h30min - Mesa “Ditadura e Universidade: caminhos para superar a herança autocrática”. Palestrantes: Francisco Miraglia (USP), Simone Silva (UFRJ), Enrique Serra Padrós (UFRGS).

11h – Debates

12h - Almoço

14h – Mesa “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” - Sessão de Depoimentos. Ana Maria Ramos Estevão (Unifesp), Mariléa Venâncio Porfírio (UFRJ) e

Dora Santa Cruz (UFRJ)

18h30min - Atividade Cultural e Homenagens

Dia 26

9h - Mesa “Dispositivos autoritários e repressivos nos movimentos sociais contemporâneos”. Palestrantes: Thiago Mello, do DDH/RJ (Instituto Defensores de Direitos Humanos/Rio); Carlos Bittencourt, do IBASE/RJ (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas/Rio); e Vitor Lima Guimarães, do MTST/RJ (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto/Rio)

11h – Debates

12h – Almoço

14h – Plenária Final, com os Relatores e Encaminhamentos

17h30min – Encerramento

Serviço

Encontro Regional Sul e Sudeste da Comissão da Verdade

Data: 25 e 26 de novembro

Local: Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ

Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro



Fonte: ANDES-SN

Edição de ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os desafios dos/as aposentados/as hoje

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.