ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Entidades da educação preparam novo dia de lutas em 30 de maio

noticia

População protesta contra os cortes em Pelotas | Foto: Assessoria ADUFPel

A luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade terá uma nova rodada no dia 30 de maio. As entidades representativas de estudantes, professores e técnicos-administrativos preparam para a data mais um dia de paralisação da educação, em nível nacional.

A nova greve do setor foi definida em reunião nesta sexta-feira (17). O encontro contou com ANDES-SN, CNTE, FASUBRA, FENET, SINASEFE, UBES e UNE. As entidades pretendem realizar uma agenda preparatória de mobilização nas próximas semanas, que inclui a realização atividades dentro das Universidades e Institutos Federais. Em 22 de maio, as instituições pretendem realizar um dia de “universidade na rua”, como preparação para o dia 30.

Além da defesa da educação, todas as iniciativas visam a construção da Greve Geral, contra a Reforma da Previdência. A Greve está marcada para 14 de junho e foi acordada entre todas as centrais sindicais.

 

Greve Nacional da Educação reúne centenas de milhares contra cortes

Em 15 de maio, a comunidade escolar se levantou contra os cortes orçamentários anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foi a primeira grande manifestação contra o governo Bolsonaro. Em viagem aos Estados Unidos, no dia 15, o presidente chamou os manifestantes de “idiotas úteis”.

Houve manifestações em 222 cidades, em todas as capitais, incluindo Brasília. No Rio de Janeiro, o protesto contou com mais de 250 mil pessoas. Em São Paulo, foram 120 mil.

Em Pelotas, segundo a Brigada Militar, de 8 a 10 mil pessoas participaram do protesto. Durante a tarde, o largo do Mercado Central foi palco do Ato Unificado organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais. O local ficou pequeno diante do número expressivo de pessoas. Após, os manifestantes marcharam por mais de uma hora em direção ao IFSul e retornaram ao Mercado Central, onde foi finalizado o protesto.

 

Fonte: ANDES-SN

Com edição de Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.