ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Estrada Campus Capão do Leão – Pelotas continua em péssimo estado

Atualizada dia 17/11/2014 às 14h20.


A assessoria de comunicação da ADUFPel esteve hoje na estrada que liga a cidade de Pelotas ao campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Capão do Leão. A situação da via, que foi federalizada no fim do ano de 2013, passando para a alçada do Ministério dos Transportes, segue preocupante. Professores e demais membros da comunidade acadêmica reclamam das dificuldades de acesso ao local trabalho.


São cerca de seis quilômetros de buracos e remendos no asfalto que dificultam a mobilidade da comunidade acadêmica que se desloca até o campus. Com a problemática, as aulas passaram a acontecer sempre meia hora depois do programado, conforme explica o vice-presidente da ADUFPel e professor da Faculdade de Agronomia Henrique Mendonça. O atraso nas aulas também se dá devido às obras no entroncamento da BR 116, por onde passam veículos no sentido Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, Camaquã, Santana da Boa Vista e Capão do Leão.


Após a federalização da estrada, em dezembro de 2013, eram previstas medidas corretivas até que obras definitivas (asfaltamento, construção de ciclovia e recuos para ônibus) fossem realizadas. No entanto, após quase um ano, as operações tapa buracos, quando são realizadas, não contribuem de forma satisfatória para a melhoria do trecho, uma vez que formam “caroços” de diferentes alturas e provocam situações de risco para os motoristas. 


O Departamento Nacional de Infraestrutura Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em resposta ao pedido de informação realizado pela assessoria da ADUFPel quando à situação da via, informa que no dia 11/11 ocorreu reunião entre a Superintendência Regional do Órgão e a Comissão composta por representantes do Executivo e Legislativo do Município do Capão do Leão, EMBRAPA e UFPel para tratar do caso: "fomos informados que haverá a abertura de processo licitatório para escolha de empresa para realizar a recuperação e conservação da respectiva via, o que deverá se concretizar nos próximos meses. Ainda, nesta reunião, tratou-se da recuperação emergencial do pavimento asfáltico da via, o que deverá ocorrer nos próximos dias, assim que as condições climáticas permitirem a realização dos trabalhos, segundo declaração do Superintendente do DNIT."


Assessoria ADUFPel.

Veja Também

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os desafios dos/as aposentados/as hoje

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.