ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Estudantes cobram direitos e lutam em defesa da educação pública em Pelotas

Ato unificado, realizado ontem (11), em Pelotas, reuniu estudantes municipais, estaduais e federais


Ontem (11), no Dia Nacional de Lutas e do Estudante, estudantes de todo o país realizaram um ato unificado em prol da educação pública, contra os cortes orçamentários do governo federal e a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 171, que propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. Em Pelotas, a mobilização teve concentração na Esquina Democrática, com ato em frente à Prefeitura e na SETRP (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Pelotas). Pautas locais também foram reivindicadas: cortes do governo Sartori e restrição da passagem estudantil. O ato foi organizado pelos coletivos Rua, Alicerce, Juntos, Ana Montenegro, União da Juventude Comunista, DCE UFPel, estudantes estaduais, municipais, da UFPel e IFSul. Com apoio da ADUFPel.


Novas regras para passagens estudantis

A SETRP informou, em julho, uma nova regulamentação para as passagens estudantis. Com a mudança, apenas poderão ser utilizadas nos dias e turnos em que os estudantes têm aula. No novo método, em caso de necessidade de usar o cartão fora do horário acaba o benefício/direito e o estudante paga os mesmos R$ 2,75 pagos pela população. Também só podem utilizar dois vales por dia (em caso de um turno). Em sábados letivos será permitido, porém nunca aos domingos.


O assessor da Prefeitura de Pelotas, Hélio Ribeiro, explicou que desde 2008, com a nova regulamentação do passe escolar, as empresas de ônibus passaram a ter uma maior autonomia para a definição das passagens em acordo com a administração municipal. Hoje (12), o prefeito Eduardo Leite se reuniu com as entidades que organizaram o ato para apresentar uma proposta de formar uma comissão junto a Secretaria de Transporte e Trânsito e entidades para apresentar, em 15 dias, um Projeto de Lei que regulamente novamente o passe escolar a ser apresentado ao Conselho de Transporte, que terá mais 15 dias para se manifestar. “Em 30 dias, a gente poderá ter uma nova legislação que irá garantir novamente o passe escolar e resolver o problema dessa instabilidade”. O assessor também destacou: “Temos o compromisso de conversar com as empresas para que o passe escolar continue como está durante esses 30 dias”.


A ADUFel apoia todas as lutas estudantis por seus direitos, tanto pela não retirada de nenhum direito já adquirido, quanto pela nossa luta comum na defesa pela educação pública.


* A assessoria de imprensa da ADUFPel tentou contato com a SETRP, mas não conseguiu.


Veja mais fotos aqui. 


Assessoria ADUFPel 

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.