ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Estudantes da Ufes ocupam reitoria por atraso no pagamento das bolsas e violência no campus

Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ocupam a reitoria do prédio da administração central da universidade desde a tarde de quinta-feira (21). Eles reivindicam espaços de vivência nos campi da Ufes e o pagamento imediato das bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET). Os estudantes também querem discutir com o reitor o corte de verbas na Ufes, a segurança dentro do campus e a gestão da universidade. No mesmo dia, os estudantes realizaram um protesto em frente ao Restaurante Universitário (RU) da instituição.


 Os cortes de verba promovidos pelo governo federal no Orçamento, em especial na Educação, estão sendo sentidos pelos docentes, estudantes e técnico-administrativos da Ufes. João Paulo dos Santos, estudante do curso de Ciências Sociais e integrante do Coletivo Negrada, contou, em matéria publicada pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes – Seção Sindical do ANDES-SN) que os estudantes estão há quase três meses sem receber as bolsas estudantis. “Não receber esse auxílio significa que não teremos condições de permanecer na Ufes com dignidade. É preciso que haja muita luta e disposição para que possamos reverter esse quadro. Por isso, estamos ocupando a reitoria”, disse.


O estopim para a ocupação foram as recentes agressões promovidas por parte dos seguranças patrimoniais da Ufes, que vem agindo com truculência dentro dos campi, segundo o relato de outro estudante que não quis se identificar.


Ocupação na UFJF

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes ocupam a reitoria do campus Governador Valadares, desde segunda (18). Na pauta de reivindicações está o pagamento imediato das bolsas para todos os estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo per capita e a mudança na atual política de segurança da UFJF. Os estudantes denunciam que a guarda do campus reprime o Movimento Estudantil e os jovens moradores do entorno, que utilizam o espaço da universidade. Fazem parte da pauta também a abertura imediata da moradia estudantil, melhorias no Restaurante Universitário, a eleição democrática do reitor, entre outros. Junto com a ocupação, os estudantes estão ainda realizando panfletagens e roletaços no RU.


* Com informações da Adufes SSind e ApesJF SSind


Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.