ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Estudantes ocupam prédio administrativo do Centro de Integração do Mercosul da UFPel

Na tarde de ontem (21), estudantes ocuparam o prédio administrativo do Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel. A ocupação se soma às outras quatro que ocorrem na Universidade e reivindica tanto pautas locais, como o aumento do quadro de professores, quanto pautas de caráter nacional, como a contrariedade aos cortes orçamentários promovidos na área da educação. Os discentes, em manifesto de ocupação, colocam-se em defesa de “uma educação que seja de fato gratuita, universal e de qualidade”.

As estudantes do terceiro semestre do curso de Relações Internacionais (RI), Bruna Vicari e Laís Maciel, explicam que a decisão da ocupação parte de um grupo auto-organizado, composto majoritariamente de discentes de RI. Entre as reivindicações locais, estão pautas relacionadas à deficiência do curso.  

“O nosso número de docentes não corresponde à demanda que o nosso número de discentes têm. A gente tem muito aluno e pouco professor, essa é uma das pautas mais pertinentes do curso de Relações Internacionais”, afirma Bruna Vicari. Para cerca de 300 alunos, são nove docentes.

Outra reivindicação dos estudantes é a ampliação dos programas de extensão, considerados insuficientes. “Não adianta a gente ter uma produção de conhecimento se ele não é levado para a sociedade”, pontua Laís Maciel.

A falta de transparência por parte da administração da UFPel em relação ao orçamento da Universidade também é criticada, bem como a carência de manutenção e melhorias nos prédios e as condições precárias da Casa do Estudante (CEU).

O movimento de ocupação também se coloca contrário ao presidente interino, Michel Temer, e à recente nomeação da José Serra para ministro das Relações Exteriores, por entender seu despreparo em relação à pasta e o risco que apresenta à integração latino-americana. As pautas completas podem ser acessadas na página “Ocupa Mercosul”.

Mobilização na UFPel

A ocupação do CIM, intitulada “Ocupa Mercosul”, é a quinta na UFPel. Estão ocupados:

- O prédio onde funciona o Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política e Faculdade de Educação;

- Centro de Artes;

- Rádio Federal FM;

- Prédio dos cursos de Teatro e Dança (Tablado).

A assembleia docente realizada em 13 de junho, transformada em assembleia permanente, declarou apoio aos movimentos estudantis de ocupação. Uma comissão de mobilização foi organizada e está acompanhando o movimento discente na Universidade.

 

Assessoria ADUFPel

Foto: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.