ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Estudantes ocupam Reitoria da UFRJ diante da crise da terceirização

Desde a última quinta-feira (14), estudantes ocupam a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por conta dos cortes de verbas federais para a educação pública, que reduziu ainda mais o orçamento da instituição de ensino, deixando diversos funcionários terceirizados, das áreas de limpeza, segurança e portaria, com salários e benefícios atrasados. A ocupação da Reitoria, deliberada em assembleia estudantil após reunião do Conselho Universitário, foi definida pelos estudantes como forma de pressionar a UFRJ pelo pagamento imediato dos terceirizados e pela garantia da não demissão desses trabalhadores por perseguição política. Além disso, os estudantes trouxeram à tona reivindicações específicas de sua categoria, como a ampliação das bolsas do programa de Assistência Estudantil, a abertura imediata do edital da bolsa auxílio do primeiro semestre e a ampliação da casa do estudante.


Os estudantes denunciam que a crise da terceirização, provocada pelo não pagamento dos terceirizados contratados pela empresa Qualitécnica, ocasionou o fechamento de diversas unidades de ensino na última semana. Além disso, a retração das políticas de Assistência Estudantil e a atual situação de precarização das condições de trabalho e infraestrutura da instituição colaboraram para a deliberação favorável à ocupação.


Reitoria recomenda paralisação das atividades em toda a UFRJ

No segundo dia de ocupação (15), os estudantes reuniram-se com o Reitor, Carlos Levi, e o Pró-Reitor de Pessoal, Roberto Gambine, para a apresentação das demandas específicas dos estudantes e também gerais da instituição, obtendo alguns compromissos relativos ao edital da bolsa auxílio, que terá seu resultado divulgado até o final de junho para que os estudantes recebam a bolsa ainda no mês de julho, e outras reivindicações referentes à assistência estudantil. No entanto, durante a reunião, da qual participaram, além dos estudantes, a Administração Central e os decanos, a Reitoria recomendou a paralisação das atividades em toda a UFRJ. Dessa forma, foi aprovado o cancelamento de todas as aulas até esta segunda-feira (18) devido à situação de não pagamento dos terceirizados. Para essa segunda (18), está prevista uma renião entre a Reitoria da UFRJ e o Ministério Público do Trabalho, além de uma reunião com a participação de diretores de unidades, para avaliar a situação geral da instituição diante do não pagamento dos salários e dos demais direitos trabalhistas dos terceirizados. Mais de vinte unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão paralisadas.


Imagem de Adufrj-SSind

 


Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.