ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Fórum em Defesa da Soberania Alimentar realiza campanha de arrecadação para o combate à fome

O Fórum em Defesa da Soberania Alimentar de Pelotas, junto a movimentos sociais e organizações da sociedade civil, entre elas a Associação Bem da Terra, a qual é parceria da ADUFPel, em caráter emergencial, lançou uma campanha de arrecadação para o enfrentamento à fome diante da pandemia do Coronavírus. 


Serão arrecadadas doações em dinheiro para a compra direta de alimentos cultivados por agricultores da região, garantindo a manutenção do trabalho deles e de suas famílias. Os alimentos serão doados à população que encontra-se em situação de vulnerabilidade social da cidade. 


Segundo Alessandra Gasparotto integrante da campanha, a ação visa pensar a doação de alimentos dentro de uma perspectiva da afirmação da alimentação adequada como um direito da população e, também, a defesa da soberania e da segurança alimentar e nutricional. 


“A gente acredita que essa é uma ação importante no sentido de fortalecer as políticas públicas de assistência social, os programas já existentes, mas principalmente chamando atenção para a necessidade de que esses programas de assistência social têm uma vinculação mais efetiva com a agricultura familiar e com produtos oriundos de assentamentos da reforma agrária. Seja através do programa de aquisição de alimentos ou do programa nacional de alimentação escolar”. 


Etapas 

Conforme os articuladores da campanha, o valor arrecadado será utilizado em etapas. A primeira será para aquisição de mil litros de leite, que serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social e que não estão contempladas com a rede de assistência do município. 


A segunda etapa, a depender dos valores arrecadados, será destinada a outros itens de alimentação ou produtos de higiene. “Estamos organizando a campanha em etapas de forma a dar um pouco mais de agilidade à distribuição na compreensão de que quem tem fome tem pressa”, explica Alessandra. 


A campanha objetiva, também, apontar para a importância da obtenção de alimentos de cooperativas de agricultura familiar também pelo Estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na modalidade Compra Direta. E, que, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) sejam entendidos e atendidos pelos governos nas esferas federal, estadual e municipal com a devida importância no âmbito das políticas públicas que atendem a população brasileira.


Para isso, será aceita doação de qualquer valor para o Banco Cooperativo Sicredi, agência 0663, conta 05371-0, em nome de Associação Educacional para o Consumo Bem da Terra, de CNPJ 27.785.722/0001-55. 


Fonte: Fórum em Defesa da Soberania Alimentar (Pelotas)

Com inclusão de informações e edição de Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.