ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Governo confisca dinheiro do Bolsa Família de pescadoras da Z3

Mais de 100 famílias pescadoras da Colônia Z3, em Pelotas, estão em dificuldades financeiras por conta de um decreto do governo federal que as proíbe de receber simultaneamente o Bolsa Família e o Seguro Defeso.

O Decreto 8424/15, assinado pela presidente Dilma Rousseff, institui que benefício do Bolsa Família será suspenso pelo mesmo período em que receberem o Seguro Defeso. No entanto, a medida não foi aplicada pelo governo até 2018, e as famílias da Z3 seguiram recebendo os dois valores.

Agora, porém, o Governo Federal está cobrando retroativamente os valores pagos desde 2015, situação que deixa muitas famílias em enormes dificuldades financeiras. É o caso de Luísa Helena Borges, esposa de um pescador da Z3 que, junto com outras mulheres, têm se mobilizado para receber o pagamento dos benefícios.

“Eu devo 10 meses de Bolsa Família para o governo”, afirma. Ela só poderá voltar a receber o benefício em junho, já às vésperas do Seguro Defeso da família, pois o marido escolhe parar de pescar durante o inverno, assim com a maioria dos pescadores da Z3.

“Afeta nossa condição financeira, porque, além da gente ter ficado sem o Bolsa Família e sem o Seguro Defeso, nós também estávamos sem peixe na Lagoa. E os nossos maridos tiveram que ir para a Barra, em Rio Grande, para poder pegar alguma coisa lá e nos mandar algum dinheiro”, comenta Ana Paula Porciúncula, outra das mulheres da Z3 mobilizadas contra a situação.

Em dezembro, as mulheres realizaram uma manifestação silenciosa no centro de Pelotas.“A gente tem criança pequena. A gente tem que manter elas em casa, o que o Bolsa nos ajuda, e na escola também. A gente tem que comprar uma merenda para eles. Material escolar é do dinheiro do Bolsa que a gente compra. Roupa é do dinheiro do Bolsa que a gente compra”, completa Ana, que também critica a falta de informações por parte do governo federal.

Seguro Defeso

O Seguro Defeso é um benefício concedido ao pescador artesanal que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso (reprodução) de alguma espécie. O benefício tem o valor de um salário mínimo e é pago enquanto durar o defeso, até o limite de 5 meses. A duração do defeso é definida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), de acordo com a época de reprodução de cada espécie.

Assista aqui às entrevistas realizadas pela ADUFPel na Colônia Z3



Mais sobre o tema no programa Viração de segunda-feira (13/1).

Às 13h30 na RádioCom 104.5 FM e também disponível em Podcast.



Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.