ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Grupo de pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFPel cria canal gratuito de escuta terapêutica

O Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva, vinculado ao CNPq e à Faculdade de Enfermagem da UFPel, criou o canal de escuta terapêutica “Conta comigo: o cuidado que nos aproxima”, que oferece ações de cuidado em saúde mental e prevenção durante a pandemia de Covid-19. 


O projeto é coordenado pelas professoras Luciane Prado Kantorski e Valéria Cristina Christello Coimbra e soma-se às demais iniciativas do grupo, que há 20 anos desenvolve atividades de ensino, graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão comunitária, articuladas à Universidade e aos serviços de cuidado para a população em geral.


Segundo a doutoranda e professora da área de Enfermagem e Saúde Mental da Universidade Federal do Mato Grosso, Carla Gabriela Wünsch, que também é membro da equipe executora, o canal “Conta Comigo” surgiu porque há uma necessidade urgente de abordar os problemas de saúde mental durante a pandemia, já que pouca atenção é dada às pessoas que estão sofrimento mental ou iniciando um processo. 


Como funciona?

O “Conta Comigo” oferece atendimento gratuito para pessoas acima de 18 anos, de segunda à domingo, por meio do site www.gruposaudemental.com/canal-conta-comigo. Além disso, está presente no Instagram e no Facebook, onde são publicados materiais informativos. 


Através do site, é possível acessar o chat, no qual uma equipe de profissionais da saúde oferece a escuta terapêutica. Nele, também encontram-se os horários disponíveis para o atendimento online, que podem ser modificados a cada semana. 



O chat é simples, conforme explica Carla: “ao entrar, a pessoa preenche um formulário rapidamente, com seis questões rápidas, e em seguida inicia o chat. A pessoa pode escolher falar por meio de mensagem de texto, também pode falar por vídeo e áudio ou somente por áudio”. 


Assim que iniciado o chat, um profissional escutará as angústias, os problemas e as dificuldades vivenciadas pela pessoa que já teve contato anteriormente com especialistas ou não. Não há limite de número de acessos e os dados do formulário não serão divulgados, garantindo o sigilo. 


Carla aponta que, neste momento delicado de pandemia e de isolamento em que a população está mais reservada em casa, podem começar a surgir sofrimentos mentais como medo, angústia, ansiedade, transtornos de pânico e alterações no padrão de sono e de rotina. Por conta disso, “o canal é um local onde a pessoa pode ter um apoio à saúde mental. Um local útil para que ela consiga lutar e lidar com esses sofrimentos diários”. 


Outras ações do “Conta Comigo”

No Instagram, Facebook e site também são disponibilizados materiais informativos de cuidado em saúde mental para os profissionais dos serviços de saúde e para a população em geral; dicas de pet terapia; práticas de cuidado, espiritualidade e de bem-estar físico, por meio de vídeos; medidas de prevenção ao COVID-19; poesia; resenhas de filmes e livros. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.