ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Indígenas e entidades promovem ato contra desmonte da política indigenista

Manifestação contou com o apoio do ANDES-SN e da CSP-Conlutas

“Demarcação todos os dias! Autodemarcação já!” é o que reivindicam os povos indígenas do Brasil. A afirmação esteve inserida na fala de representante indígena durante o ato político-cultural contra os ataques do governo Bolsonaro à causa. A manifestação ocorreu no fim da tarde de ontem (31), em Belém (PA), e em outras 27 cidades brasileiras e países como Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Irlanda, Suíça e Canadá, e fez parte da campanha “Sangue Indígena, nenhuma gota a mais!”.

A partir da Praça da República, os manifestantes saíram em marcha pelo centro da capital, passando pela sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), onde realizaram uma pausa para falas. Gritos como “Latifúndio não, a nossa luta é por demarcação” foram entoados durante o percurso.

A pauta de reivindicação inclui a proteção dos direitos indígenas previstos na Constituição Federal e a demarcação das terras; a garantia dos direitos humanos e o combate à violência contra indígenas; o reconhecimento dos povos originários e de sua cultura ancestral; e a não transferência da Funai para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Docentes integram-se à luta

Professores e professoras, entre eles delegados e observadores da ADUFPel-SSind, que participam na cidade de Belém do 38º Congresso do Sindicato Nacional, somaram-se ao ato após a plenária do Tema II, sobre políticas sociais e plano de lutas. Também presente, o presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, manifestou apoio à luta indígena.

“Viemos nos somar à manifestação dos povos indígenas em defesa da demarcação de terras em um contexto de agressão à natureza em nome do lucro, como o que estamos vivenciando agora com o crime da Vale em Brumadinho. Toda a nossa solidariedade às nações indígenas. O ANDES e a CSP-Conlutas estão na rua juntamente com a população indígena do Pará. Vamos à luta!”, afirmou Gonçalves.

Promoção

Promovida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a atividade foi convocada pelo Fórum da Amazônia Oriental (Faor), Movimento Xingu Vivo, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (Apyeufpa), CSP-Conlutas, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior (Sindtifes), Instituto Universidade Popular (Unipop), Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (Aeba), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Rede Emancipa, Coletivo Juntos, Agência de Notícia Jovens Comunicadores da Amazônia, Movimento de Organização de Base e Coletivo Vamos à Luta.

Assessoria ADUFPel

Fotos: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.