ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Not��cia

Inep decide pelo adiamento do Enem

A pressão da população e dos movimentos sindicais, estudantis e sociais resultou no adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com nota do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), a prova será adiada "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais". 

“Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio”, informou a nota oficial.

É importante ressaltar que o ANDES-SN defende a imediata suspensão do calendário do Enem, que implica também na suspensão das inscrições e estabelecimento de novos prazos.

Projeto de Lei

Tramita, ainda, no Congresso Nacional o projeto de lei 1277/2020, que prevê também o adiamento do Enem. O texto já foi aprovado no Senado nessa terça (19), e agora deve ser examinado pela Câmara dos Deputados.  Diferente do prazo indicado pelo Inep, o PL propõe que a reabertura de inscrições para o exame observe a regularização das aulas deste ano letivo.

A proposta votada pelos senadores prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação do Enem, edição 2020. De acordo com texto votado, o exame não poderá ser aplicado antes do término do ano letivo pelas escolas públicas que ofertam ensino médio.

Os senadores aprovaram também que o MEC ofereça, às pessoas com deficiência, a acessibilidade necessária, com as ferramentas requeridas para a realização da prova via internet. A acessibilidade já está assegurada na versão impressa do exame, mas não era prevista para a digital.

Fonte: ANDES-SN

*com informações da Agência Senado

Veja Também

  • relacionada

    MEC autoriza que atividades remotas sejam computadas como carga horária durante a pandemia

  • relacionada

    Projeto Dandô realiza Mostra Virtual neste sábado (6)

  • relacionada

    Nota de esclarecimento à comunidade universitária da UFPel sobre o processo sucessório na ...

  • relacionada

    Live debate educação e luta durante pandemia de Covid-19

  • relacionada

    MPF investiga baixo repasse do governo federal no combate ao coronavírus

  • relacionada

    Reitor da UFFS defende intervenção militar no Supremo Tribunal Federal

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.