ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

MEC revoga cancelamento das cotas na pós-graduação

Não durou uma semana o cancelamento da política de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência na pós-graduação da rede federal. Após muita pressão popular, nesta terça (23) o Ministério da Educação (MEC) revogou a revogação da Portaria 13/2016, último ato de Abraham Weintraub como ministro. 


A portaria de Weintraub foi tornada sem efeito pelo ministro interino, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, publicada durante a madrugada. Com isso, volta a ter validade a Portaria 13/2016. 


A medida prevê que as IFE apresentem propostas para a “inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação”, como mestrado e doutorado. E, também, criem “comissões próprias com a finalidade de dar continuidade ao processo de discussão e aperfeiçoamento das políticas de Ações Afirmativas propostas”.


Demanda antiga do movimento negro, a Leis de Cotas nas instituições federais de ensino na graduação (12.711/2012) faz parte de uma série de políticas afirmativas implementada na última década. A portaria 13/2016 traz instruções acerca da aplicação da Lei 12.711 na pós-graduação. 


Weintraub está na Flórida

Ainda como ministro, Abraham Weintraub se mudou para a cidade de Miami, nos Estados Unidos, na manhã de sábado. Só depois de chegar à Flórida ele foi exonerado do cargo. O Ministério Público investiga se ele usou passaporte diplomático para fugir da regras de quarentena, impostas pelo governo dos EUA a brasileiros por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).


No Brasil, Abraham Weintraub é investigado em processos criminais. Um, por ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF). Outro, por ofensas racistas ao povo chinês.


Leia também

MEC revoga portaria que determinava políticas de cotas na pós-graduação


Assessoria ADUFPel com informações e imagem de EBC

Veja Também

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.