Nota de repúdio à distorção das informações
Em nota enviada ao conjunto de sindicalizados,
no dia 4 de novembro, esclarecemos que a ADUFPel não organizou proposta de
calendário acadêmico, conforme dito pela pró-reitora de ensino, ao afirmar, em
diversas instâncias, que a proposta 3 de calendário teria sido construída pela
Seção Sindical.
Fizemos um importante esforço, nos grupos de trabalho, na direção do sindicato e nas assembleias, para reunir elementos que pudessem subsidiar a elaboração de um calendário, que fosse adequado e compatível com um projeto de universidade que preza pela qualidade da formação e pela saúde da comunidade acadêmica.
Qualquer docente que fez a leitura do documento, aprovado na assembleia do dia 14 de outubro, percebeu a incompatibilidade da proposta 3 com o conjunto de princípios que deveriam ser levados em consideração na elaboração de um calendário. Vamos destacar três, entre os 18 apresentados, para demonstrar a incoerência da proposta apresentada pela gestão central (atribuída à ADUFPel) com o documento coletivamente debatido pelo conjunto da categoria docente:
I- conservar dois semestres letivos por ano civil: a proposta 3 apresenta três calendários para 2022;
II- computar o “o calendário alternativo” como semestre de formação para os estudantes: a proposta 3 propõe um calendário complementar que, em nenhum momento, foi proposto pela ADUFPel;
III- entender que a graduação e a pós-graduação devem ter calendários concomitantes: a proposta 3 não faz menção à pós-graduação.
É lamentável essa forma de trabalho adotado pela administração central da UFPel.
Insistir em uma narrativa que distorce informações, fere o princípio da transparência e da democracia, tão cara ao serviço público. Já temos ataques externos demais para também precisar despender tantas energias com ataques internos.
Levamos muito a sério o trabalho que realizamos na direção da seção sindical e no que construímos com docentes da instituição. Não aceitamos e não aceitaremos que o nome da Seção Sindical seja utilizado para promover a desmobilização ou a fragmentação da categoria e entre as categorias na universidade.
Pelotas, 09 de novembro de 2021
A Diretoria