ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota de repúdio à distorção das informações

Em nota enviada ao conjunto de sindicalizados, no dia 4 de novembro, esclarecemos que a ADUFPel não organizou proposta de calendário acadêmico, conforme dito pela pró-reitora de ensino, ao afirmar, em diversas instâncias, que a proposta 3 de calendário teria sido construída pela Seção Sindical.

Fizemos um importante esforço, nos grupos de trabalho, na direção do sindicato e nas assembleias, para reunir elementos que pudessem subsidiar a elaboração de um calendário, que fosse adequado e compatível com um projeto de universidade que preza pela qualidade da formação e pela saúde da comunidade acadêmica.

Qualquer docente que fez a leitura do documento, aprovado na assembleia do dia 14 de outubro, percebeu a incompatibilidade da proposta 3 com o conjunto de princípios que deveriam ser levados em consideração na elaboração de um calendário. Vamos destacar três, entre os 18 apresentados, para demonstrar a incoerência da proposta apresentada pela gestão central (atribuída à ADUFPel) com o documento coletivamente debatido pelo conjunto da categoria docente:

I- conservar dois semestres letivos por ano civil: a proposta 3 apresenta três calendários para 2022;

II- computar o “o calendário alternativo” como semestre de formação para os estudantes: a proposta 3 propõe um calendário complementar que, em nenhum momento, foi proposto pela ADUFPel;

III- entender que a graduação e a pós-graduação devem ter calendários concomitantes: a proposta 3 não faz menção à pós-graduação.

É lamentável essa forma de trabalho adotado pela administração central da UFPel.

Insistir em uma narrativa que distorce informações, fere o princípio da transparência e da democracia, tão cara ao serviço público. Já temos ataques externos demais para também precisar despender tantas energias com ataques internos.

Levamos muito a sério o trabalho que realizamos na direção da seção sindical e no que construímos com docentes da instituição. Não aceitamos e não aceitaremos que o nome da Seção Sindical seja utilizado para promover a desmobilização ou a fragmentação da categoria e entre as categorias na universidade.

 

Pelotas, 09 de novembro de 2021

A Diretoria 

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.