ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota à reitoria

A ADUFPel- SSind vem recordar o compromisso assumido pela reitoria de estender as discussões sobre a planilha de carga horária até o fim novembro, em respeito à decisão dos professores obtida em assembléia docente e informada à Reitoria através de documento encaminhado pela ADUFPel SSind ao COCEPE, CONSUN, Reitor e Vice-reitor em 08 de junho de 2017.

O Brasil vive um momento ruim na sua história, onde arbitrariedades, casuísmos e o fisiologismo político têm atuado na perpetuação de um governo voltado ao grande capital, ilegítimo e na implantação de um modelo de estado que transforma os cidadãos em inimigos uns dos outros, destruindo o conceito de solidariedade social, precarizando as relações trabalhistas e expondo o trabalhador a regimes desumanos por um tempo cruel. Na área da educação já foram dadas mostras de que o projeto de universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada é um projeto que se pretende destruir a passos rápidos.

A indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão está ameaçada por uma Universidade que tem a cada dia que passa menos recursos materiais e humanos, levando-a ao beco de se transformar em uma máquina de qualificação precária de engrenagens para o mercado de trabalho, alheia ao seu redor e às suas possibilidades de intervenção na sociedade. Neste projeto todas as ações da Universidade são reguladas pelo mercado e atendem ao interesse do mercado o qual, em muitos casos, não tem encontro com os interesses da sociedade.

             Sendo assim, é mister construir esse processo com o devido respeito aos acordos feitos e às decisões e opiniões dos docentes, seja para não cair no campo da arbitrariedade que delegitima, seja para não aderir a processos de destruição da Universidade Pública. Demitir funcionários terceirizados e enveredar pelo viés gerencialista diante do déficit de docentes à margem da LDB, contrariando a busca do padrão unitário de qualidade e do princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, vem ao encontro do projeto de destruição da Universidade, à medida que mascara as deficiências e as precariedades que nós temos sofrido e as esconde sob o tapete falacioso das adequações. É preciso lutar em todas as instâncias, para além das promessas, em defesa desta que se constitui um legítimo patrimônio nacional.

 

Diretoria ADUFPel-SSind

 

 

Veja Também

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.