ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Parecer jurídico analisa promoções e progressões na carreira durante a suspensão do calendário

A Assessoria Jurídica da ADUFPel produziu um parecer no qual analisa o direito dos docentes da UFPel de realizarem promoções e progressões na carreira com o calendário suspenso. De acordo com o texto, havendo a reposição das aulas não ministradas, deve ser assegurada aos docentes a pontuação necessária para avançar na carreira. 


O parecer analisa a legislação em vigor e ressalta que a administração da UFPel não normatizou, até o momento, como deve ocorrer o preenchimento do Relatório Anual de Atividades Docentes (RAAD) relativamente ao período em que suspensas as atividades acadêmicas presenciais, “visto que as demais, que podem ser realizadas remotamente, como orientações, produção de artigos científicos, não sofreram solução de continuidade”.


A Assessoria Jurídica lembra que a UFPel já enfrentou a questão que envolve o preenchimento do RAAD em períodos de afastamento – para qualificação – assegurando a pontuação mínima que garante a realização da avaliação de desempenho mesmo que o docente esteja afastado para mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Também que, para ocorrer promoção ou progressão na carreira, é indispensável realizar a avaliação de desempenho. 


A conclusão do parecer é que “mesmo ausente normatização específica, havendo a reposição das aulas não ministradas, deverá ser assegurada aos docentes a pontuação necessária que lhe garanta ao final dos interstícios em curso, as respectivas avaliações de desempenho acadêmico, requisito necessário à obtenção de promoções e progressões na carreira docente. Seria portanto, suficiente, a edição pelo CONSUN, de regra no âmbito da UFPel para normatizar esta situação”.


Leia o parecer completo aqui


Direitos dos professores substitutos 

O parecer da Assessoria Jurídica também analisa os direitos dos docentes substitutos durante a suspensão do calendário. Segundo o texto, eles têm o direito a receber indenização relativa a metade do que deveria receber (considerando os vencimentos devidos) até o final do contrato, na hipótese de extinção antecipada do contrato, por ato da Administração.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    19 de abril é dia de resistência dos povos indígenas

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

  • relacionada

    Horários das reuniões do Comando Local de Greve

  • relacionada

    Comissão de Ética da greve divulga orientações a docentes

  • relacionada

    Conedep lança nota em apoio à greve da educação

  • relacionada

    Comando Local de Greve realiza primeiras reuniões na sede da ADUFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.