ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

PDI da UFPel: O Plano já está bolado

A ADUFPel-SSind, durante o período de discussão dos mecanismos de criação do Estatuto, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Regimento e do Projeto Pedagógico Institucional, defendeu um modelo em que a participação da comunidade fosse aberta, com ampla discussão e participação dos diversos setores constituintes da nossa Universidade naturalmente multifacetada.

O modelo que se consolidou, entretanto, foi um modelo antidemocrático e concentrador de poder. No momento atual da consulta sobre o PDI, esta concentração se expressa pela constituição da equipe de elaboração, a qual prescinde de representação discente e constitui-se fundamentalmente dos diretores e de membros da atual reitoria.

“Na gestão anterior da reitoria iniciou-se um debate sobre o Novo Estatuto da UFPel, onde se elegeu uma comissão de notáveis do CONSUN para fazer uma proposta preliminar de texto. Em determinado momento a gestão chamou várias reuniões com Colegiados de Cursos de Graduação e Conselhos Departamentais para esclarecer o processo de construção do novo documento. Quando questionada sobre se haveria algum momento de debate com a comunidade universitária a resposta incisiva foi de que esta reitoria não admitirá assembleísmos, afirma Henrique Mendonça, vice-presidente da ADUFPel-SSind.

Como resultado desta constituição, o documento expressa pontos aos quais temos nos posicionado contrários historicamente. No início da gestão, havia a intenção de se criar o PDI em conjunto com os outros três documentos. Agora, já além da metade deste mandato, surge um PDI sobre o qual se pedem sugestões a serem analisadas pelos próprios criadores. Possivelmente, buscando apenas a legitimação das próprias ideias e não a construção conjunta do PDI.

Dessa forma, a ADUFPel-SSind expressa sua posição de não participar da construção da legitimação deste texto, dada sua formulação, a desigual representação da equipe de redação e as consequências até então observadas.O resultado é que nem assembleias nem o novo estatuto foi produzido. Na atual gestão parecia que as coisas mudariam, pelo menos era este o compromisso de campanha assumido.  O PDI fazia parte do conjunto de documentos que justificavam o título de Processo Constituinte da UFPel e, logo em seguida, foi suprimido das discussões por se tratar de documento da prerrogativa exclusiva da gestão.  Agora surge esta demanda demagógica de construção coletiva", conclui Henrique.

 

A Diretoria.

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.