ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Quinta edição do projeto Dandô acontece na ADUFPel

No dia cinco de dezembro, aconteceu a quinta e última edição do ano do projeto Dandô em Pelotas. O cantor convidado foi Marcelo Taynara, natural de Conceição das Alagoas (MG), que apresentou suas canções na sede da ADUFPel. Congadas, cantos e pés descalços marcando o ritmo dos chocalhos encheram a noite. Taynara trouxe a Pelotas os elementos musicais de suas origens e, conversando e interagindo com a plateia, explicou cada ritmo e pediu participação de todos para as marcações com palmas ou cantos.

 

Antes de Marcelo, a banda anfitriã Bairro Sur apresentou suas composições, sempre repletas de América Latina. Após a apresentação de Marcelo, todos os artistas uniram-se para mais algumas canções. O resultado foi uma mistura de sons que remetem às raízes negras, indígenas e pardas do brasileiro e do latino-americano. Taynara, falando sobre o porquê de tocar músicas de raiz, comentou: “a primeira coisa que o sistema [capitalista] faz é cortar suas raízes, por que assim a essência se perde”. O trabalho de resgate, nesse sentido, faz parte de uma construção, ou reconstrução, identitária, dando sentido de auto aceitação, orgulho e pertencimento a culturas que foram tão fragilizadas e desgastadas pelo eurocentrismo.

 

Ao fim da noite, uma roda de conversa abriu-se.  O principal ponto debatido foram as dificuldades de se fazer música fora do eixo massivo da indústria cultural. Em tempos onde as grandes gravadoras lançam cada vez mais produtos atrativos e efêmeros no mercado, dar seguimento a um projeto musical paralelo e alternativo a esta indústria é um desafio.

 

Os resultados são graduais, porém recompensadores: o Dandô – Circuito de Música Décio Marques, venceu, no dia três de dezembro, o Prêmio Brasil Criativo na categoria música. Um reconhecimento a este projeto que já possui 70 pontos cadastrados em várias cidades brasileiras.

 

No ano de 2014, foram mais de 100 shows em cidades diversas: Águas da Prata, Araguari, Arcoverde, Betim, Belo Horizonte, Campinas, Caruaru, Caxias do Sul, Guarulhos, Joinville, Ouro Preto, Pedro Osório, Pelotas, Penhas, Poços de Caldas, Porto Alegre, Porto Belo, Recife, Rio Grande, São João da Boa Vista, São Marcos, São Paulo, Soledade, Terra de Areia, Uberaba e Uberlândia. Nos próximos meses, mais cidades se juntarão ao projeto.

 

Para conferir mais fotos da última edição do ano do Dandô em Pelotas, clique aqui.

 

Assessoria ADUFPel.

Veja Também

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.