ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

RádioCom completa 19 anos nesta sexta (12) e terá programação especial

Nesta sexta-feira (12), a RádioCom completa 19 anos e irá celebrar a data com uma programação especial por conta da pandemia. Acontecerão lives durante todo o dia na página da emissora no Facebook, que também serão transmitidas pelo 104.5 FM.


Os espaços serão preenchidos com debates e conversas promovidos por quem constrói a grade de programas e a história da rádio. A ADUFPel não ficará de fora e entrará ao vivo às 11h30 para relembrar a trajetória de resistência e luta da RádioCom, da qual faz parte desde o início. Participarão a presidente da entidade, Celeste Pereira, os jornalistas Gabriela Venzke e Mathias Rodrigues e o operador Ivon Naval. 


Trajetória

A RádioCom é um importante instrumento de comunicação e mobilização do município e difere-se das demais rádios pela sua trajetória, construída coletivamente através da articulação dos movimentos sindical e social de Pelotas. 


A inauguração ocorreu em 12 de junho de 2001. No entanto, sua história começou a ser desenhada três anos antes, em 1998, quando um grupo de sindicatos observou a necessidade de criar um veículo democrático, plural, coletivo e participativo para a difusão de informações em Pelotas e para dar voz aos movimentos sociais e sindicais.


As primeiras reuniões ocorreram no Sindicato dos Bancários, considerado o “berço” da rádio. Foi lá que foram definidos os princípios que seriam seguidos. O período de gestação durou três anos, com incessantes reuniões e debates. Em 1999, após duas assembleias gerais abertas à comunidade e divulgadas com edital público nos jornais locais, foi realizada a fundação da Associação Cultural Rádio Comunidade FM de Pelotas – RádioCom.


A pré-estreia da rádio ocorreu no dia 18 de novembro de 2000, quando transmitiu ao vivo, do pátio do antigo Instituto de Ciências Humanas da UFPel, um evento organizado pelo movimento negro de Pelotas – 1º Encontro da Consciência Negra. Os comunicadores transferiram para o local todo o aparato de equipamentos da emissora para a realização da transmissão. A antena foi instalada no alto de um bambu, que era utilizado no varal de secar roupas da casa dos pais de um dos membros da rádio.


Mantenedores

A ADUFPel-SSind está presente desde o início da trajetória da RádioCom. A Seção Sindical, representada pelos seus diretores, participou das primeiras reuniões e segue como uma de suas mantenedoras, juntamente a outros nove sindicatos da cidade: Sinasefe IFSul, ASUFPel, Simsapel, Sindicato dos Bancários, Sindicato da Alimentação, Sinpaf, Simp, Cpers e Sindicato dos Metalúrgicos. 


ADUFPel parabeniza a rádio

A Diretoria da ADUFPel-SSind parabeniza a RádioCom pela sua trajetória de resistência e luta por uma comunicação democrática. São 19 de uma história construída e desenvolvida coletivamente e que valoriza a diversidade, proporcionando informação e cultura. É uma honra fazer parte dessa caminhada! 


Assessoria ADUFPel


Com informações de RádioCom

Veja Também

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.