ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

RádioCom realiza festa para comemorar seus 18 anos

No dia 29 de junho (sábado), a RádioCom irá celebrar os seus 18 anos de história, completos no dia 12, com a realização de uma festa no Espaço Cultural Ânima (Praça Coronel Pedro Osório, nº 62). A confraternização, que ocorrerá a partir das 20h, busca reunir apoiadores, comunicadores e ouvintes, que fazem parte da trajetória da emissora comunitária.


Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos até sexta-feira (28), no estúdio da rádio (Galeria Antunes Maciel, sala 203) ou diretamente com alguns dos apresentadores dos programas até quarta-feira (26). No local da festa o ingresso custará R$ 15,00.


História de resistência e luta 

A RádioCom é um importante instrumento de comunicação e mobilização do município e difere-se das demais rádios pela sua trajetória, construída coletivamente através da articulação dos movimentos sindical e social de Pelotas. 


A inauguração ocorreu em 12 de junho de 2001. No entanto, sua história começou a ser desenhada três anos antes, em 1998. Conforme conta o diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, Luis Volnei Diogo, um dos coordenadores da emissora, a ideia surgiu a partir da necessidade de um veículo democrático, plural, coletivo e participativo para a difusão de informações em Pelotas e para dar voz aos movimentos sociais e sindicais.


“Uns quatro ou cinco sindicatos de Pelotas alugavam espaço na Rádio Universidade (RU) aos sábados de manhã, que era o Tribuna Popular, apresentado pelo jornalista Deogar Soares. Só que esse programa começou a tomar uma proporção muito grande e isso começou a incomodar os empresários da cidade. Toda vez que a gente ia renovar o espaço, eles [RU] aumentavam o valor. Então pensamos: por que não criamos uma rádio popular e sindical? Abandonamos o espaço da RU e construímos a RádioCom”, relembra Diogo.


Desde as primeiras reuniões, ocorridas no Sindicato dos Bancários, considerado o “berço” da RádioCom, definiu-se que seriam seguidos os princípios que regiam o movimento nacional de rádios comunitárias. O período de gestação durou três anos, com incessantes reuniões e debates. Em 1999, após duas assembleias gerais abertas à comunidade e divulgadas com edital público nos jornais locais, foi realizada a fundação da Associação Cultural Rádio Comunidade FM de Pelotas – RádioCom.


A pré-estreia da rádio ocorreu no dia 18 de novembro de 2000, quando transmitiu ao vivo, do pátio do antigo Instituto de Ciências Humanas da UFPel, um evento organizado pelo movimento negro de Pelotas – 1º Encontro da Consciência Negra. Os comunicadores transferiram para o local todo o aparato de equipamentos da emissora para a realização da transmissão. A antena foi instalada no alto de um bambu, que era utilizado no varal de secar roupas da casa dos pais de um dos membros da rádio.


Mantenedores

A ADUFPel-SSind está presente desde o início da trajetória da RádioCom. A Seção Sindical, representada pelos seus diretores, participou das primeiras reuniões e segue como uma de suas mantenedoras, juntamente a outros nove sindicatos da cidade: Sinasefe IFSul, ASUFPel, Simsapel, Sindicato dos Bancários, Sindicato da Alimentação, Sinpaf, Simp, Cpers e Sindicato dos Metalúrgicos. 


“A Rádiocom só está no ar hoje graças ao movimento sindical de pelotas. Sem ele, ela não consegue se manter nem financeiramente, nem politicamente”, revela Diogo. 


Assessoria ADUFPel

Com informações de RádioCom


Veja Também

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.