ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reivindicações dos estudantes não são garantidas pela reitoria

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (07), alunos solicitaram à reitoria soluções imediatas em relação à segurança e assistência estudantil


Os residentes da Casa do Estudante (CEU) e do alojamento provisório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram reunidos nesta quinta-feira (07), na CEU, para cobrar soluções definitivas referentes às reivindicações anteriormente apresentadas durante a última ocupação do gabinete do reitor, que durou três dias.


Além dos alunos, estiveram presentes: o assessor da Reitoria, Paulo Koschier, a coordenadora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Ana Catarina Cruz, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, e representantes da ADUFPel.


Em resposta às demandas, foram definidos:


- Auxílio financeiro para transporte: os estudantes que haviam sofrido ameaças e, por conta disso, solicitaram transferência para outra universidade, haviam solicitado assistência referente ao pagamento das passagens e acompanhamento do processo. Porém, a reitoria comunicou a impossibilidade de arcar com custos financeiros e reembolso de passagens a estudantes que, segundo a instituição aponta, “desistiram” do semestre letivo.


- Transferência de alunos: a reitoria afirmou não ter a ingerência sobre os critérios de seleção em outras universidades e, por isso, não assumirá qualquer compromisso.


- Segurança: a administração da UFPel, declarou que não poderá arcar com custos para garantir a segurança na CEU, mesmo após constantes situações de assalto e ameaças aos residentes. A reitoria afirma que a segurança pública é uma “questão social” e de responsabilidade do Estado. Apenas irá garantir a segurança patrimonial.


- Auxílio-instalação: o subsídio será garantido apenas para os meses de maio, junho e julho, no valor de R$ 360,00.


Reedição da Bolsa Residente: foi informado que o pagamento de Bolsa Residente com recursos do PNAES está impossibilitado diante das ações do Ministério Público Federal (MPF) e da assinatura de Termo de Ajuste de Conduta.


Abono de faltas e remarcação das avaliações: os alunos terão de encaminhar solicitação ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe).


Acompanhamento psicológico: o professor do Centro de Artes, Ney Bruck, que acompanhou os alunos durante a ocupação, com atividades de superação e enfrentamento, foi convidado a dar continuidade ao trabalho. O auxílio do professor foi solicitado pelos estudantes.


Aceleração da obra no segundo andar da CEU: a reitoria afirmou que a obra é de inteira responsabilidade da proprietária do prédio e da empresa por ela contratada. Até o momento não foram retomadas, sendo que o prazo para entrega do segundo andar é de 40 dias, contando a partir de 30 de abril.


Leia a lista de completa de reivindicações dos alunos:  http://goo.gl/FIVoQ0 


Confira o ofício da reitoria no link: http://goo.gl/G4b5t4  


Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.