ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reunião do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes debate próximos passos da luta por direitos no RS

Na última sexta-feira (8), aconteceu em Porto Alegre, na sede do SindCaixa, a reunião do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas. O encontro foi realizado dada a necessidade de debater os novos acontecimentos da conjuntura política, educacional e econômica do país. Estiveram presentes representantes da ADUFPel-SSind, da Regional RS do ANDES-SN e das demais seções sindicais.


O professor da UFRGS e diretor da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, Robert Ponge, destacou que, durante a reunião, foi abordada a “necessidade de ampliar o diálogo com todas as entidades, setores e correntes empenhadas em ser partícipes de um esforço de reagrupamento unitário horizontal que vise ajudar a superar a atual fragmentação e dispersão do movimento sindical”. 


No âmbito da educação, foi resgatado o debate sobre o projeto do Ministério da Educação para as instituições federais, o Future-se, que já foi amplamente rejeitado no país, e é uma ameaça de privatização da rede federal de ensino superior.


Já em relação à questão político econômica, foi abordado o pacote de Propostas de Emendas à Constituição (PECs) anunciado pelo governo Bolsonaro, e o pacote de reformas nas carreiras e na previdência dos trabalhadores da rede estadual que o governo Eduardo Leite pretende levar à diante, desvalorizando o trabalho dos servidores. Ainda coube o debate sobre o desmonte de setores que prestam atendimento à população de Porto Alegre, realizado pelo prefeito Nelson Marchezan.


Frente a isso, foi consenso a necessidade de mobilização contra todos esses ataques aos estudantes e trabalhadores, apontando para a participação do Ato Unificado dos funcionalismos estadual, federal e municipal, que acontecerá no dia 14 de novembro, às 13h30, no Largo Glênio Peres em Porto Alegre. O ato terá concentração no Largo seguido de caminhada até o Palácio do Piratini.


Por fim, foi realizado o convite para participação no Seminário Nacional do Fórum, que ocorrerá nos dias 14 e 15 em São Paulo. Mais informações a respeito do evento ainda serão divulgadas posteriormente. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.