ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reunião dos Setores reafirma posição do ANDES-SN em defesa do isolamento social e da vida

O ANDES-SN reafirmou sua posição em defesa do isolamento social e da vida durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). A decisão foi tomada em reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais (IFES), Estaduais e Municipais (IEES/IMES), realizada de forma virtual na sexta-feira (17). Participaram mais de 60 seções sindicais, de todo o país.


Os debates da reunião giraram em torno da pandemia de COVID-19. Além da defesa da vida, o Sindicato Nacional tem se esforçado para realizar ações públicas que reafirmam a importância, também, da saúde, da educação, da ciência e da tecnologia públicas - como forma de combate ao Coronavírus. 


Foi deliberado, entre outras coisas, que as seções sindicais devem envidar esforços  para divulgar iniciativas do ANDES-SN, como o carro de som em bairros de periferia. Também, que realizem levantamentos sobre a situação dos trabalhadores terceirizados e substitutos nas instituições de ensino, a fim de defender seus direitos e seus salários. 


O ANDES-SN também se posicionou pelo aumento do Auxílio Emergencial de 600 reais e pela manutenção da perspectiva da Greve Geral. Outro debate realizado foi sobre a tentativa dos governos de forçar a manutenção das atividades de instituições via Ensino à Distância (EAD), o que foi considerado, pelos docentes, como um problema já que, ao mesmo tempo, desconsidera a realidade dos estudantes e a importância do ensino presencial. 


Celeste Pereira, presidente da ADUFPel, participou da reunião virtual. “As seções sindicais apresentaram um relato da situação da pandemia ao redor do país. Em alguns lugares, como em São Paulo, Ceará, Amazonas, a situação é dramática. Avaliamos que é fundamental que o ANDES-SN mantenha sua posição firme em defesa do isolamento social como medida protetiva para a população brasileira”, comenta a docente da UFPel. 


“Reafirmamos a importância da ciência, da educação, da tecnologia públicas. É nas instituições públicas, tão precarizadas e desfinanciadas, que se está conseguindo fazer pesquisas rápidas e fundamentais sobre a COVID-19”, completa Celeste.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.