ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Seminário aborda os cem anos da Revolução Russa

Entre os dias 25 e 28 de agosto, em Pelotas e Jaguarão, ocorre o Seminário 100 Anos da Revolução Russa - Reflexões para a Atualidade. A promoção é do Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA), do Programa de Pós-Graduação em Política Social/Universidade Católica de Pelotas (UCPel), do Departamento e Programa de Pós-Graduação em História/UFPel e do Curso de História/Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão. O evento conta com o apoio da ADUFPel-SSind, entre outros sindicatos e movimentos sociais.

 

Em Pelotas, a abertura, assim como as demais atividades da noite, acontecerá no auditório central da UCPel (rua 3 de Maio esquina Félix da Cunha) e os debates da manhã e tarde acontecerão na sala 425 do Campus I. Em Jaguarão ocorrerá na Unipampa.

 

As inscrições, que dão direito à certificado, ainda estão abertas e podem ser feitas no primeiro dia, a partir das 18h, no auditório central da UCPel. As inscrições ficarão abertas também outros dias, respeitando a frequência mínima. Para obter certificado é necessário estar inscrito e ter comprovante de presença em 75% das atividades, seja na carga-horária de 20 ou 40 horas.

 

Revolução Russa

Em 2017, completam-se os cem anos da Revolução Russa, acontecimento histórico que foi determinante para o destino do mundo no século XX. O processo revolucionário russo, iniciado em 1917, representou não somente uma mudança do regime político do país, com a derrubada do czarismo, mas a possibilidade de construção de um novo tipo de sociedade, baseada nos princípios do socialismo: controle da produção pelos/as trabalhadores/as, tomada de decisões políticas a partir dos instrumentos de democracia direta, protagonizadas pela população, fim das desigualdades sociais, a busca pela emancipação definitiva do ser humano. Fruto da ação de diversos homens e mulheres, a Revolução teve, no seu processo e nas suas consequências, uma série de contradições, sendo até hoje objeto de muita discussão. As utopias pelas quais lutavam os/as revolucionários/as merecem a atenção do público geral, com o intuito de ampliar-se o debate a seu respeito, pois seus efeitos ainda são sentidos por todos/as nós. Neste sentido, a proposta do Seminário é realizar um debate sob diversos aspectos, a partir da colaboração de palestrantes do Rio Grande do Sul e de outras partes do país.

 

Programação Pelotas

25 de setembro

- Noite (19h) - Mesa-Redonda: O contexto histórico da Revolução Russa e a questão agrária na sociedade soviética. Com João Pedro Stedile (Dirigente Nacional do MST) e Prof. Dr. Enrique Serra Padrós (Dep. de História/UFRGS)

 

26 de setembro

- Manhã (8h30) - Conferência: As mulheres na Revolução Russa. Com Profa. Dra. Flávia Carvalho Chagas (Departamento de Filosofia/UFPel)

- Tarde (14h) - Mesa-Redonda: As experiências de autogestão na Revolução Russa. Com Cláudio Nascimento(Educador Popular/ Escola Sul da CUT) e Prof. Dr. Bruno Lima Rocha (Curso de RI/ Unisinos)

- Noite (19h) - Atividade Cultural / Conferência: Rosa Luxemburgo e a Revolução Russa. Com Profa. Dra. Isabel Loureiro (Filósofa e Profa. Aposentada/ UNESP)

 

27 de setembro

- Manhã (8h30) - Oficina: Como abordar a Revolução Russa em sala de aula? Com Profa. Louise Berndt Muller (Rede Estadual), Profa. Natiele Gonçalves Mesquita (Rede Municipal e Estadual), Debora Striender Kreuz (Doutoranda em História UFRGS), Natasha Dias Casteli (Mestre em História Unisinos)

- Tarde (14h) - Mesa-Redonda: Educação, arte e cultura na União Soviética. Com Profa. Dra. Conceição Paludo (FACED/UFRGS), Prof. Dr. Nilo Piana de Castro (Colégio de Aplicação/UFRGS), Profa. Dra. Nara Machado (Faculdade de Arquitetura/PUCRS)

- Noite (19h) - Mesa-Redonda: O debate econômico na Revolução Russa. Com Prof. Claudio Gurgel (Administração Pública/UFF) e Prof. Dr. Antônio Cruz (Curso de RI/UFPel)

 

28 de Setembro

- Manhã (8h30) - Cine-debate sobre Revolução Russa. Mediação: Prof. Dr. Nilo Piana de Castro (Colégio de Aplicação/UFRGS)

- Tarde (14h) - A atualidade do Leninismo. Com Ricardo Gebrin(Advogado; dirigente da Consulta Popular) e João Machado (Dep. Ciências Econômicas / PUC-SP).

- Noite (19h) - Mesa-Redonda: A influência da Revolução Russa na contemporaneidade. Com Profa. Dra. Carla Luciana Silva (Dep. de História/UNIOESTE), Prof. Dr. Luiz Dario Teixeira Ribeiro (Dep. de História/UFRGS) e Dr. Frederico Bartz (UFRGS)

 

Programação Jaguarão

25 de setembro

- Noite (19h) - As experiências de autogestão na Revolução Russa. Com o Prof. Dr. Bruno Lima Rocha (Unisinos) e Prof. Ms. Daniel Augusto de Almeida Alves (rede pública de Viamão)

26 de setembro

- Noite (19h) - O contexto histórico da Revolução. Com o Prof. Dr. Enrique Serra Padrós (UFRGS)

 

27 de setembro

- Tarde (14h) - Cine debate - Apoio PET/PPC
- Noite (19h) - A influência da Revolução Russa na atualidade. Com a Prof.ª Dr.ª Carla Luciana Silva (Unioeste)

 

Assessoria ADUFPel

 

* Com informações de Instituto Mário Alves. 

Veja Também

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

  • relacionada

    Agenda da greve: 19 a 26/04

  • relacionada

    Manifestação na Esplanada reúne 10 mil servidoras e servidores na 'Marcha a Brasília'

  • relacionada

    Greve avança e 4ª rodada da Mesa de Carreira é marcada para sexta-feira (19)

  • relacionada

    19 de abril é dia de resistência dos povos indígenas

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.