ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Senado não vota Carteira Verde e Amarela e Bolsonaro revoga MP

O presidente Jair Bolsonaro revogou a Medida Provisória (MP) 905/19, que instituía a Carteira de Trabalho Verde e Amarela, na segunda-feira (20), dia de seu vencimento. A revogação foi uma manobra para impedir que a MP perdesse validade ao não ser votada no Senado Federal e, assim, permitir que o Poder Executivo a apresente novamente nos próximos dias. 


Os senadores não chegaram a um acordo para votar a MP dentro do prazo. Alguns parlamentares reclamaram publicamente da demora da Câmara dos Deputados em aprovar o texto. Os deputados federais só apreciaram a Carteira Verde e Amarela em plenário no dia 14, menos de uma semana antes do vencimento. 


Caso o prazo para apreciação (de 120 dias) vencesse, o governo não poderia, por lei, editar outra MP com texto semelhante. Com a manobra, Bolsonaro pretende apresentar a medida novamente e afirmou à imprensa que deve focar a retirada de direitos trabalhistas apenas no período de quarentena por Coronavírus (COVID-19). 


A Carteira Verde e Amarela

De acordo com a MP revogada, a Carteira de Trabalho Verde e Amarela passaria a valer para os contratos de trabalhadores de até um salário mínimo e meio (hoje R$ 1567,50) em até 25% das vagas de cada empresa. Os patrões não precisariam pagar contribuição ao INSS de 20% sobre a folha, nem alíquotas para o Sistema S. As horas extras teriam remuneração de, no mínimo, 50% a mais do que o valor normal da hora trabalhada. 


Assessoria ADUFPel com imagem de Agência Senado


Veja Também

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.