ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Servidores estaduais em greve ocupam as ruas de Porto Alegre

Dezenas de milhares de servidores públicos estaduais em greve saíram às ruas de Porto Alegre na terça-feira (10) para protestar novamente contra o Pacote de Reformas do governador Eduardo Leite (PSDB). O protesto também cobrou o pagamento em dia e de forma integral dos salários, algo que não ocorre há 4 anos. A manifestação saiu da Praça da Matriz e chegou às portas da Secretaria da Fazenda, no Centro Histórico da capital.

Participaram da mobilização os trabalhadores representados pelo Sindsepe, Afagro, Assagra, Agefa, Sindicaixa, Seasop, Apog e Sintergs. Eram professores, funcionários de escola, estudantes secundaristas e universitários, técnicos agrícolas, servidores da saúde, das obras, do planejamento, do DAER, do Judiciário e diversas outras categorias, unidos para derrubar as propostas do governo.

“Aqui, nesta Praça, está presente o futuro do Rio Grande do Sul. Somos milhares que representam milhões de gaúchos. É um levante que não se viu em lugar algum do Brasil, com o apoio da sociedade e de todos que se permitem sonhar”, afirmou a presidente do CPERS-Sindicato, Helenir Aguiar Schürer.

Eduardo Leite, como nos demais atos em frente ao Piratini, fez questão de não comparecer. Viajou a Brasília com os recursos públicos que diz faltarem para a educação. “Pode comprar a passagem para o dia 17, governador. Estaremos aqui novamente, e não sairemos da Matriz até derrubar o pacote”, finalizou Helenir, referindo-se à data prevista para o início da votação dos projetos.

Polícia Civil define greve

A próxima semana será definidora e os servidores devem se mobilizar para permanecer na Praça da Matriz a partir do dia 17. No dia 16, entrarão em greve também os policiais civis. A categoria promete manter o movimento paredista até a retirada do Pacote do governador.

A Ugeirm, sindicato dos policiais civis, critica o Pacote, principalmente o aumento das alíquotas de contribuição de ativos e inativos, o fim das promoções periódicas, a restrição às atividades sindicais e o não reconhecimento da paridade e da integralidade aos policiais que ingressaram após 2015.

Comando de Greve do CPERS é recebido por presidente da Assembleia

Também na terça, o Comando de Greve do CPERS foi recebido pelo deputado Luís Augusto Lara (PTB), presidente da Assembleia Legislativa. Lara manifestou seu desejo de retirar o regime de urgência do Pacote de Reformas do governador para dar mais tempo ao debate.

Assessoria ADUFPel com informações e imagens de CPERS-Sindicato e Sul21.

Veja Também

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.