ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Setores do ANDES-SN promovem jornada de lutas coletiva na próxima semana

Mais de 40 seções sindicais estiveram presentes na reunião conjunta de setores do ANDES-SN que ocorreu nesta terça-feira (10). A Adufpel esteve representada pelas diretoras Celeste Pereira e Elaine Neves. Ao avaliar a conjuntura, mesmo que adversa, docentes reforçam que há espaços para avançar na luta e impedir que se agudize ainda mais a retirada de direitos. No entanto, é necessário mostrar nas ruas, nas redes e em todos os espaços disponíveis, a insatisfação da classe trabalhadora com o que está posto no cenário atual.


Nos encaminhamentos, foi aprovada a construção de uma jornada de lutas na semana entre os dias 16 e 20 de agosto, em confronto aberto contra a destruição dos serviços públicos conduzida pelo governo Bolsonaro.

 

As ações da categoria vão reforçar e repercutir a greve nacional dos servidores públicos, agendada para o dia 18. No dia da greve, o ANDES-SN realizará uma live nacional com inserções de imagens dos atos nos estados.

 

Vale lembrar que a adesão à greve deve ser debatida em Assembleia Geral por cada seção sindical. Na AG de segunda-feira (9), docentes da ADUFPel votaram por aderir à paralisação.

 

O compromisso estabelecido é de mobilizar a categoria com pautas que vinculem a discussão nacional com os ataques locais, em diálogo com a comunidade externa. Em paralelo, busca-se articulação com as demais seções regionais e com as entidades representativas dos TAEs, estudantes e demais servidores públicos.

 

Outros assuntos

A construção da mobilização se deu a partir da atualização do plano de lutas dos setores, que revisitou os textos de resolução (TR) remetidos do 12º CONAD. Para além disso, as mobilizações não devem perder de vista o combate à PEC 32, sendo necessário pressionar os parlamentares para que rejeitem a Emenda.

 

Ao longo do dia, a reunião retomou ainda o debate sobre a lista tríplice de reitores e a autonomia universitária. Decidiu-se também pela socialização de pesquisas sobre ensino remoto, para formar uma base de conhecimento sobre o tema. As inquietações levantadas vão culminar em uma live nacional no dia 24 de agosto, nas redes sociais do ANDES-SN. 


Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.