ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Trabalhadores de Pelotas mobilizam-se contra a retirada de direitos

Hoje, 16 de agosto, foi o Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Empregos e Contra a Retirada de Direitos. Em Pelotas, as atividades tiveram início na manhã. Estudantes, movimentos sociais e sindicais concentraram-se no calçadão da Andrade Neves, denunciando as medidas que atacam os serviços públicos e direitos da população. Pela tarde, uma marcha, que partiu do Theatro Sete de Abril, percorreu as ruas do Centro da cidade em direção, novamente, ao calçadão da Andrade Neves. Docentes da UFPel integraram a mobilização.

Nos atos políticos, foi distribuído o manifesto construído pelas entidades organizadoras, das quais a ADUFPel-SSind faz parte, que conclamam a população a incorporar a luta contra os retrocessos que estão em curso no país. “O ilegítimo governo Temer tem acelerado as medidas de ajuste fiscal que atacam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras, ficando cada vez mais claro o risco de ataques aos direitos trabalhistas e sociais historicamente conquistados”, pontua o documento.

Representantes de entidades sindicais, em suas falas, avaliaram que o momento é de se manter alerta, construindo a articulação em defesa dos direitos sociais. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, foram lembrados como duas das grandes ameaças que atualmente tramitam no Congresso Nacional e que integram o pacote de maldades do governo federal.

“É uma luta dura, que vai precisar de muita união e nosso papel nesse momento é exatamente esse, fazer o chamamento para que os trabalhadores se articulem, se unam, se mobilizem, venham para a rua para que a gente possa barrar essa avalanche de medidas que tentam destruir tanto o serviço público quanto a vida dos trabalhadores”, avalia Celeste Pereira, presidente da ADUFPel-SSind.

 

Assessoria ADUFPel

 

Fotos: Assessoria ADUFPel

 

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.