ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Trabalhadores gregos fazem greve geral contra novos ataques impostos pela Troika

A população grega voltou às ruas nessa quinta-feira (9), em manifestação contra um novo pacote de medidas de ataques aos direitos trabalhistas que será votado no parlamento grego neste sábado (10) por exigência dos credores da Grécia e da União Europeia. Essa é a terceira greve geral do ano, com paralisação de 24 horas, no país.

Entre as mudanças impostas pela Troika – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) - estão cortes brutais às aposentadorias, ataques à negociação coletiva e mudanças na legislação trabalhista para possibilidade de demissões em massa e dificultar a realização de greves e organização dos trabalhadores.

Milhares de pessoas ocuparam as ruas de Atenas na manifestação organizada pelas centrais sindicais da Grécia. Trabalhadores dos setores público e privado de diversas categorias aderiram à paralisação, como médicos, enfermeiros, professores, controladores aéreos, trabalhadores do transporte terrestre (trens, ônibus e metrôs) e marítimos, entre outras categorias, algumas em greve por tempo indeterminado. Os hospitais gregos ofereceram serviços mínimos. As escolas, universidades, os tribunais e a maior parte dos serviços públicos não funcionaram. Jornalistas de todo o país atenderam ao chamado do sindicato e realizaram a paralisação um dia antes, para que na quinta não houvesse jornais em circulação no país.
"O fardo que carregamos já é insuportável. Reagimos a uma austeridade repressiva, à pobreza e à miséria. Mais uma vez enfrentamos pedidos absurdos da parte dos credores, da UE e do FMI", ressaltou em nota a Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos do setor privado (GSEE).

Uma reunião dos ministros de Finanças da zona do euro, na segunda-feira (5), anunciou que os reembolsos da dívida da Grécia seriam brevemente suspensos.


*Com informações e imagem do site Socialist Worker

 

 

Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.