ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Três mil servidores e estudantes marcham em defesa da educação pública em Brasília

Três mil docentes, técnico-administrativos, estudantes, representantes de movimentos sociais, populares, do ANDES-SN, da CSP-Conlutas e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) participaram de uma grande marcha hoje (16), em Brasília (DF), em defesa da educação pública. O ato marcou o início do II Encontro Nacional de Educação (ENE). Os diretores da ADUFPel-SSind, Henrique Mendonça, Giovanni Frizzo e Luiz Henrique Schuch também marcharam em defesa das categorias, que lutam contra o PLP 2572016 e os ataques aos serviços públicos.

Os estudantes e servidores percorreram a Esplanada dos Ministérios, passando pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para falas das entidades que integram o Fonasefe, chegando ao Ministério da Educação (MEC) para entrega de uma carta, na qual é solicitada uma audiência para apresentar o resultado do II ENE e tornando públicas as posições das entidades em relação ao futuro da educação pública no país. A carta foi entregue ao subsecretário de Assuntos Administrativos, Leonel Cunha, e à assessora Especial do ministro Mendonça Filho, Nádia Ferreira. 

De acordo com Giovanni Frizzo, “a marcha faz a abertura do II ENE em referência tanto à defesa da educação pública, quanto à incorporação do Fórum contra o PLP 257 e também contra todas as medidas e ataques à classe trabalhadora”.

Programação II ENE

Amanhã (17), acontecerá a plenária de abertura do Encontro, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB) durante a manhã, que tem como tema “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”. Após, os participantes formarão grupos de trabalho para a discussão dos eixos que compõem o ENE (gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais). No dia 18, as atividades seguem com painéis temáticos durante a manhã e plenária final à tarde.  

 

Assessoria ADUFPel

 

Fotos: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.