ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Unidades da UFPel se posicionam contra disciplinas obrigatórias por EaD

Unidades da UFPel se manifestaram contra o Calendário Alternativo, proposta da Reitoria que prevê, entre outros temas, ofertar disciplinas obrigatórias por Ensino à Distância (EaD) durante a pandemia de Coronavírus (Covid-19). O posicionamento contrário partiu do Centro de Letras e Comunicação (CLC) e da Faculdade de Educação (FAE).


A FAE discutiu o Calendário Alternativo em três reuniões interdepartamentais, realizadas nos dias 5, 11 e 13, com presença de professores, técnico-administrativos e estudantes. No documento que sintetiza as discussões, a FAE realiza breve análise da conjuntura da educação pública, citando que “há um crescente agravamento da disputa sobre a universidade pública, advindo das ações do governo, do mercado e do ensino privado, que ameaça a sua existência”.


Para a FAE, é necessário “amadurecer formas possíveis de trabalho durante o isolamento que não promovam a ruptura com um projeto de universidade e de educação pública”. Assim, foi aprovado o posicionamento contrário da FAE ao Calendário Alternativo e a proposta de que as atividades docentes “devem ser concentradas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, individuais ou coletivos, abarcando uma ou mais unidades acadêmicas”. 


Leia aqui a nota da FAE


CLC

O Conselho CLC se reuniu de forma ampliada no dia 8 para debater a proposta da Reitoria. Deliberou manifestação contrária à oferta de disciplinas obrigatórias e optativas durante a pandemia. O CLC também se posicionou favorável à oferta de projetos de ensino, pesquisa e extensão de cursos variados e atividades complementares. 


Leia aqui a nota do CLC


FEN

Já a Faculdade de Enfermagem (FEN) não deliberou nada contra o Calendário Alternativo. Decidiu, apenas, que irá oferecer conteúdos curriculares somente aos formandos, por serem da área da saúde e o país necessitar de pessoas habilitadas no momento de pandemia. Ao demais estudantes, não serão oferecidas disciplinas obrigatórias, somente minicursos, em sua maioria relacionados ao Coronavírus.


“Os docentes da FEN têm se dedicado de forma intensiva à ações relacionadas à pandemia, desde o atendimento à população, como a assessoria técnica à Secretaria Municipal de Saúde, assim como a atuação no Comitê Covid-19, na Organização Pan Americana de Saúde, entre outros”, comenta Beatriz Franchini, coordenadora do curso de graduação em enfermagem da UFPel e membro do Conselho de Representantes da ADUFPel. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.