ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Vigilante da UnB é agente secreto da Abin

A Carta Capital descobriu que um agente secreto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atua como vigilante da Universidade de Brasília (UnB) de maneira disfarçada. O espião é Oficial de Inteligência do órgão, cargo do topo da carreira da Abin.

Foi o Ministério da Educação (MEC) que vazou a informação, que deveria ser sigilosa. No final de 2019, o MEC disponibilizou um sistema que deu acesso a empresas de Clubes de Descontos aos dados de milhões de servidores públicos. Só que as empresas selecionadas pelo ministério foram alvo de contestação na justiça, já que a escolha favorecia a Allya, ligada ao banco BTG, fundado por ninguém menos que Paulo Guedes, ministro da economia.

Foi nessa apuração que surgiu a informação sobre o agente da Abin que atua como vigilante na UnB. A notícia foi divulgada pelo jornal Metrópoles e confirmada pela Carta Capital. Em nota à Carta Capital, a reitoria da UnB disse ter recebido “com surpresa e preocupação” a notícia sobre o agente infiltrado.

“A Universidade ainda está analisando as informações disponíveis a respeito do caso e avaliando as medidas cabíveis. É importante destacar que as universidades são espaços de diversidade e exercício da liberdade de expressão e de cátedra, princípios constitucionais que vigoram em um Estado democrático como o brasileiro”.

Dados de servidores à deriva

Foi a Markt Club, que já atua como Clube de Descontos em algumas carreiras do serviço público, que contestou o sistema do MEC. A Markt Club atende, inclusive, a Associação de Servidores da Abin (Asbin).

Segundo a empresa, o processo seletivo do Ministério não tinha garantias contra o vazamento de dados pessoais do funcionalismo público. A ação foi extinta pelo juiz Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20a Vara Federal de Brasília sem decisão de mérito.

Segundo o MEC, as empresas de Clube de Descontos selecionadas assinaram um “termo de credenciamento”. No item E da cláusula 2 do termo, o Ministério da Economia compromete-se a preservar os dados dos servidores: “Não haverá repasse, pela APF, de informações pessoas de servidores públicos, aposentados ou pensionistas”.

No entanto, o ministério suspendeu o acesso ao sistema após o vazamento da informação da espionagem da UnB.

Fonte: Carta Capital e Jornal Metrópoles

Edição de Assessoria ADUFPel com imagem de Abin

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.