ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Viola Quebrada se apresenta em Pelotas pelo Dandô

A terceira edição do Projeto Dandô deste ano acontece nesta quinta-feira (20), às 20h, no auditório do CPERS de Pelotas (rua Quinze de Novembro, 660). O grupo convidado é o Viola Quebrada, que se apresenta com o grupo anfitrião Tri-lhos.


O Viola Quebrada foi formado em 1997 e lançou seu primeiro CD em 2000, que leva o nome do grupo. O trabalho teve participações especiais de Pena Branca e Xavantinho, do violeiro Roberto Corrêa e do grupo Terra Sonora, de Curitiba. O disco marcou o último registro sonoro em estúdio de Xavantinho. O nome do grupo vem de uma canção de Mário de Andrade, fundador do Modernismo brasileiro e pesquisador musical.


Os integrantes têm formações musicais diferentes, porém o Viola Quebrada foi reunido, justamente, por causa do gosto que todos cultivam pela verdadeira música nativa.

 

O projeto

O Dandô busca dar uma projeção nacional a artistas qualificados e proporcionar o acesso à música de qualidade produzida no Brasil, fora do circuito da “grande mídia”. O projeto acontece intercambiando artistas de diversas regiões do país, que circulam entre as cidades cadastradas. 

 

Cada espetáculo conta sempre com um artista local que recebe e abre o espetáculo para o artista convidado do circuito, realizando uma integração entre os dois (convidado e anfitrião), em um espetáculo de 1h30 de duração, com bate-papo no final, aberto à plateia. 


 O projeto, apoiado pela ADUFPel, leva o nome de Dércio Marques - falecido em junho de 2012 - um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa. Em dezembro de 2014, o Dandô venceu o Prêmio Brasil Criativo na categoria música. Um reconhecimento a este projeto, que já possui 70 pontos cadastrados em várias cidades brasileiras.

 

No ano passado, o Dandô trouxe a Pelotas os músicos Ana Paula da Silva, Giancarlo Borba, Marcelo Taynara e Nádia Campos.

 

Assessoria ADUFPel

 

Foto: Divulgação

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.