ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nova diretoria da ADUFPel reúne-se com reitoria pela primeira vez

Ocorreu, nesta segunda-feira (12), a primeira reunião da nova diretoria da ADUFPel-SSind com a reitoria da Universidade. Na pauta principal estava a sugestão de alterações em normativas que afetam profundamente o trabalho docente sem a devida deliberação coletiva junto à comunidade universitária.


Foi o caso do Parecer Normativo (PN) nº 49 - encaminhado ao Cocepe no dia 25 de maio e aprovado já dois dias depois, e da Portaria nº 965 de 7 de junho de 2021 que teve igual celeridade. Nas tratativas iniciais, a presidente da ADUFPel, Regiana Wille, avaliou que os representantes da reitoria não demonstraram disposição de alterar posições questionadas na Assembleia Geral da categoria. “Como desejamos manter um canal aberto para diálogo de nossas reivindicações, já protocolamos três novos documentos para que possamos ter um novo encontro”.

 

No que diz respeito à Portaria que versa sobre normas sanitárias para o retorno presencial, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, justificou a falta de ampla consulta em favor de um parecer técnico. Também rejeitou a alegação de que o artigo 7 do documento estimula o denuncismo.

 

Quanto ao Parecer 49, que introduz a obrigatoriedade da gravação das aulas durante o ensino remoto e flexibiliza o número de disciplinas que um estudante pode cursar simultaneamente, a vice-reitora Ursula Rosa da Silva defendeu esta como uma demanda em caráter excepcional exigida pelos próprios alunos.

 

Outros questionamentos

Luiz Henrique Schuch, vice-presidente da ADUFPel, trouxe ainda três novos pontos a serem esclarecidos em reuniões futuras: quanto à relação da UFPel com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ao orçamento da Universidade e à situação dos terceirizados nas unidades.

 

Como adiantamento, a resposta ressaltou a necessidade de uma recomposição orçamentária para dar conta do corte de R$ 15 milhões no orçamento de custeio. Não há previsão de extinção de serviços terceirizados, que já funcionam no limite. Quanto à EBSERH, Paulo Ferreira relatou que os locais onde ela atua terão que ser cedidos à Empresa para manutenção. 


Durante a reunião, também foi sinalizada pela pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, a não adesão da UFPel ao Edital 35 do Ministério da Educação, que implicaria na alteração das bases curriculares e coloca a lógica do empreendedorismo como um dos princípios que irá orientar todo o processo de formação.

 

Uma nova Assembleia Geral será convocada em breve para levar aos docentes o posicionamento da reitoria. Acesse abaixo os documentos protocolados pela Seção Sindical: 


Solicitação de informações orçamentárias e de pessoal terceirizado

Solicitação de informações atualizadas sobre a relação da UFPel com a EBSERH

Deliberação Assembleia Geral de 11 de junho de 2021


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.