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Notícia

ADUFPel-SSind reúne-se com comunidade acadêmica para debater o Regulamento do Ensino de Graduação

Na tarde de ontem (4), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a diretoria da ADUFPel-SSind reuniu-se com as três categorias da UFPel (docentes, técnico-administrativos e discentes) para debater a minuta do Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade, proposta pela Reitoria. A decisão de convocar a comunidade acadêmica para um encontro deu-se após a Reitoria não cumprir com o acordo de realizar seminários para discussão do tema.


Durante a reunião, os docentes lamentaram a forma como a Reitoria agiu durante o encontro do dia 28 de agosto. Também, apontaram divergências entre as necessidades de cada curso, que não podem ser contempladas pelos artigos presentes no Regulamento.  Além disso, salientaram que muitas das discussões amadurecidas nos cursos, que realizaram a análise do documento, não foram compartilhadas com o restante da comunidade acadêmica nem mesmo foram respondidas pela Reitoria quanto à sua aceitação.


Para os docentes, o Regulamento do Ensino de Graduação afeta o fazer docente e técnico-administrativo de variadas formas e essas manifestações sobre a vida universitária precisam ser debatidas. A concepção do Regulamento está calcada em uma visão restrita ao ensino na Graduação, prejudicando uma concepção de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade.


A presidenta da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada, ressaltou que “o sindicato jamais vai defender que um regramento de Graduação seja elaborado antes de se discutir concepção de universidade. Inclusive, a atual gestão disse que ia terminar a Estatuinte este ano. A nossa compreensão sobre a elaboração de regulamento, regimento e estatuto sobre o ‘fazer universitário’ é que antes desta etapa aconteçam discussões com toda a comunidade interessada, sobre concepção de universidade. Obviamente não é papel do sindicato elaborar um novo Regulamento de Graduação e enviar para a Reitoria. O sindicato tem que discutir quais são os princípios de universidade que queremos e defender esses princípios. Que a universidade seja mais democrática possível. Não se regulamenta antes de discutir concepção de universidade cidadã, por exemplo, como  aparece no documento”.


Encaminhamentos

Ao final da reunião de ontem, foi deliberado o envio de uma carta ao Cocepe com as seguintes reivindicações:

I) Retire da pauta a apreciação do documento até que o mesmo passe por uma efetiva discussão com o conjunto da comunidade da UFPel;

II) Que o COCEPE encaminhe para a reitoria a necessidade de construção deste processo democrático de discussão do documento, propondo, se necessário, uma metodologia de trabalho baseada em mais de um seminário aberto a toda a comunidade;

III) Que o COCEPE demande que a reitoria responda publicamente aos cursos sobre a aceitação ou não de suas sugestões e questionamentos com as respectivas justificativas destas decisões;

IV) Que os membros do COCEPE realizem a efetiva consulta aos seus representados, de forma ampla, antes de se manifestarem nessa instância.


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Assessoria ADUFPel

Foto: Assessoria ADUFPel


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